Skip to content

CNH sem Auto Escola – Você precisa saber disso!





Tudo que você precisa entender sobre a CNH sem Auto Escola.

Hoje em dia, para poder dirigir em território nacional é exigido que o condutor tenha a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ou seja, sem esse documento é impossível dirigir legalmente no Brasil.

Para conseguir esse documento, ou seja, a carteira de motorista, os condutores passam por um processo burocrático, e um pouco caro, que é marcado pelas Auto Escolas. Esses centros estão espalhados por todas as regiões brasileiras, certamente, você já ouvir falar sobre eles e como são importantes. Contudo, há atualmente, um Projeto de Lei que deseja colocar o fim da exigência da Auto Escola para conseguir a CNH.

Ficou curioso para entender como isso irá funcionar, certo? Continue lendo o artigo atentamente.

CNH sem Auto Escola? Como vai funcionar?

CNH sem Auto Escola
CNH sem Auto Escola – Você precisa saber disso!

Saiba que está sendo analisado pela Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 4474/20 cujo propósito é a aprovação CNH sem Auto Escola, ou seja, a lei que poderá fazer com que seja facultativo frequentar a Auto Escola por quem deseja obter a CNH. Se esse projeto for aprovado, algumas transformações serão feitas no Código Brasileiro de Trânsito.




Com o fim da exigência da Auto Escola, os futuros motoristas brasileiros poderão fazer as aulas de forma privada, isso significa que o candidato não precisará ir até uma escola. Sendo assim, esse processo se torna mais barato e bem menos burocrático.

De forma geral, o projeto quer que o candidato a condutor realize às aulas de forma particular, contudo, ainda com determinado vínculo aos órgãos de trânsito. O exame prático de direção, por exemplo, que é realizado em via pública, a instrução seria realizada por um profissional que possui credenciamento em um órgão de trânsito.

Quem propôs a CNH sem Auto Escola?

O projeto da CNH sem Auto Escola é uma proposta de Kim Kataguiri, deputado de São Paulo, e como já mencionado, o propósito dessa lei é justamente facilitar a vida de quem deseja conseguir a CNH.

Se essa lei for aprovada, será mais fácil conseguir se tornar um motorista em território nacional, portanto, mais cidadãos brasileiros conseguirão ter acesso a carteira de motorista. Além disso, o fim das Auto Escolas iria tornar o processo de conseguir a CNH muito mais barato, o que também ajudaria a realizar a ter a CNH.




Certamente, será uma grande mudança para os brasileiros e poderá fazer muita diferença para os milhares de brasileiros que ainda não conseguiram a carteira de motorista por ser um processo caro e burocrático.

O projeto já foi aprovado?

Não, o Projeto de Lei, por Kim Kataguiri, ainda não foi aprovado e se encontra em fase de análise para votação, portanto, a CNH sem Auto Escola, ainda não é uma realidade.

Também há uma outra proposta que tramita na Câmara, com o objetivo de tornar a formação de Auto Escola algo que seja optativo para os candidatos a condução, o Projeto de Lei 3781/19.

O General Peternelli, de São Paulo, também deseja o fim da exigência de Auto Escola no processo de habilitação. O Projeto de Lei que foi elaborado por esse deputado dará ao candidato o direito de escolha.




Ou seja, o candidato terá a possibilidade de decidir por fazer os cursos teóricos e práticos de maneira autônoma ou realizar da forma que acontece atualmente nos Centro de Formação de Condutores (CFC). Ademais, há no meio legislativo mais de 200 projetos que poderão modificar o Código Brasileiro de Trânsito (CTB).

Fim das auto escolas

Como funcionarão as provas?

Se a CNH sem Auto Escola for um Projeto de Lei aprovado, para que as provas escritas sejam realizadas, aquelas que abordam os conhecimentos de legislação de trânsito e também de primeiros socorros, será responsabilidade dos órgãos de trânsito fornecer material de graça em plataformas digitais. Portanto, seria uma forma de permitir a autoinstrução.

Já para que o exame prático de direção aconteça, ou seja, aqueles que são realizados em via pública, todo o treinamento deverá ser feito com um instrutor independente, mas que possua credenciamento com os órgãos de trânsito.

O projeto da CNH sem Auto Escola vai exigir que esse instrutor possua habilitação na categoria desejada pelo candidato durante pelo menos cinco anos.

As provas exigidas continuariam acontecendo, juntamente com os órgãos responsáveis por isso, a diferença é que o processo até esses exames, não é necessário passar por um CFC.

Vantagens e desvantagens do novo sistema

Claramente, assim como qualquer outro Projeto de Lei, a CNH sem Auto Escola apresenta vantagens, assim como também há desvantagens.

As principais vantagens, como já ditas previamente, seria o fato de que o candidato não precisaria enfrentar um processo tão burocrático e esse investimento seria muito mais baixo. Ademais, teria mais autonomia no processo de formação.

As desvantagens do fim das Auto Escolas, está no fato de que esse futuro motorista não teria uma formação com profissionais treinados para isso e ficaria sem o amparo que é necessário. Para mais informações, acesse o blog →  Seguro de Carro