Skip to content

DETRAN Digital é novidade para brasileiros!





Conheça o DETRAN Digital e realize rapidamente qualquer procedimento de veículo ou habilitação. Quem nunca passou pela situação de precisar de algum serviço do DETRAN e enfrentar aquela típica burocracia?

Se é assim ainda hoje, imagina então no tempo em que não existiam as tecnologias digitais de comunicação! Apesar de toda a burocracia atual, não dá para negar que os sistemas digitais e procedimentos online facilitaram muito as coisas quando temos que lidar com o DETRAN, não é verdade?

Na maioria dos estados, o DETRAN agora é DETRAN Digital. Isso quer dizer que todos os principais procedimentos de veículos e habilitação podem ser solicitados de forma totalmente online.

Ficou interessado? Então fique ligado nas dicas deste artigo!

Aqui, vamos explicar em detalhes o DETRAN Digital como funciona. A seguir, você vai aprender a fazer consultas como DETRAN Digital CNH, DETRAN digital resultado de exames, DETRAN Digital situação do veículo, entre outras. Além disso, vamos ensinar como emitir as guias de pagamento dos serviços do DETRAN Digital sem complicações!

Confira!

O que é o DETRAN Digital?

detran digital
DETRAN Digital é novidade para brasileiros!

O DETRAN Digital é a plataforma online do DETRAN para solicitação de serviços e emissão de guias de pagamento das taxas do órgão.




O serviços disponíveis no sistema online do DETRAN são os mesmos daqueles que podem ser solicitados nas unidades físicas. Tais serviços incluem todo o rol de procedimentos de habilitação e veículo, tais como emissão e renovação de CNH, emplacamento de veículo, licenciamento anual, entre outros.

Além disso, pelo DETRAN Digital também é possível emitir as guias para o pagamento do IPVA do seu veículo. Porém, é preciso estar atento ao fato de que o DETRAN possui diferentes sistemas em cada estado brasileiro.

Como assim?

Como o nome diz, o DETRAN é um órgão estadual. Portanto, cada estado possui o seu próprio DETRAN, e cada um deles desenvolve seus próprios sistemas, sites e procedimentos, muito embora as finalidades sejam basicamente as mesmas em todo país.

Como acessar o DETRAN Digital?

Como dissemos no tópico acima, cada estado possui um DETRAN independente. Não há um DETRAN Digital único, mas, ao invés disso, existe um em cada estado brasileiro.




Portanto, para acessar o DETRAN online na sua localidade, você deve buscar pelo site específico do DETRAN do seu estado. No caso do Rio de Janeiro, por exemplo, ele funciona neste endereço: https://detran.rj.gov.br/

Em muitos casos, basta substituir as letras “rj” do endereço acima pelas que correspondem ao seu estado para acessar o DETRAN Digital. Contudo, caso tenha dúvidas, você encontra facilmente o site do DETRAN do seu estado fazendo uma busca em mecanismos de busca, como o Google. Dependendo do estado, pode ser necessário fazer o Detran Digital cadastro no site para realizar os procedimentos desejados.

Quais os benefícios de usá-lo?

A principal vantagem de usar a plataforma do DETRAN Digital é a possibilidade de solicitar os serviços e emitir guias de pagamento do órgão sem sair de casa.

No mundo atual, onde tudo é cada vez mediado por plataformas digitais e aplicativos, isso pode não parecer grande coisa. Mas, na realidade, essa informatização do DETRAN representou uma grande evolução na agilidade e eficiência dos serviços prestados pelo órgão. Precisando renovar sua CNH? Você pode solicitar facilmente esse serviço pelo DETRAN Digital. Confira no tópico abaixo.

documento digital detran

É possível renovar CNH pelo DETRAN Digital?

Certamente, um dos serviços disponíveis no Portal do DETRAN Digital é a solicitação de renovação de Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Você deve solicitar esse serviço sempre que sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) estiver próxima do vencimento. Afinal de contas, não tem nada pior do que ficar sem circular livremente porque sua CNH venceu, não é verdade?

Em todos os estados que possuem o DETRAN Digital, o procedimento para solicitar a renovação da CNH é bem simples. Utilizaremos abaixo o exemplo do DETRAN do estado do Rio de Janeiro, mas os passos são semelhantes na maioria dos estados:

  1. Acesse o site do Detran, neste endereço: https://detran.rj.gov.br/;
  2. Clique em Habilitação, depois selecione “Agendamento” e “Renovação da Habilitação”;
  3. Agora é só preencher corretamente todos os dados, depois gerar a guia e fazer o pagamento!

Como emitir guias através deste sistema?

Quer saber como emitir guias através deste sistema? Tem dúvidas, acompanhe esse item do artigo. O procedimento de emissão de guias para pagamento de taxas e serviços do DETRAN Digital vai depender do tipo de serviço ou guia você pretende gerar.

No tópico acima, demos o exemplo da emissão da guia para o pagamento da renovação de CNH no DETRAN do Rio de Janeiro. Procedimento semelhantes são adotados na maioria dos estados.

Para emitir a guia desejada, você deve navegar pela seção de “Habilitação” ou “Veículo”, dependendo da sua necessidade. Por exemplo, no caso de guia para o pagamento do IPVA, você deve navegar pela seção “Veículo”, enquanto para emissão ou renovação de CNH você deve navegar pela seção “Habilitação”.

Seguindo esses passos, você vai encontrar facilmente a guia que deseja em qualquer DETRAN do Brasil.

Confira neste vídeo mais informações sobre a renovação de CNH no DETRAN Digital: