Skip to content

IPVA Minas Gerais





Neste post você irá obter uma série de informações importantes sobre o IPVA MG (Minas Gerais). Portanto, não deixe de conferir até o fim para resolver tudo rapidamente.

A consulta ipva de mg está ficando cada vez mais popular nos motores de busca. Obviamente, o ipva minas é tão importante quanto qualquer outro. Por isso, os proprietários de veículos já estão realizando suas buscas para começar a se organizar.

Sendo assim, este post poderá funcionar como um pequeno guia ipva mg. Isto é, falaremos tudo sobre a consulta ipva detran mg  de modo geral.




Com isso, você poderá cuidar do imposto do seu veículo sem quaisquer problemas, dificuldades ou dúvidas. Além disso, acompanhar todas as nuances do ipva .

Vamos começar?

Como consultar valor IPVA MG

Assim como foi feito na consulta ipva mg o ideal é começar a buscar pelas informações no site do Detran-MG. Para tanto, bastará encontrar o endereço “www detran  mg gov br ipva”.




Felizmente, o site do Detran de Minas é um ferramenta bastante intuitiva, que favorece as consultas ao máximo.Desse modo, para encontrar as informações relacionadas ao ipva detran mg bastará seguir os seguintes passos:

  • Vá até o site do Detran-MG;
  • No menu principal, selecione “Veículos”;
  • Abaixo do título “Taxas/IPVA/Seguro (DPVAT), clique em IPVA;
  • Ao clicar no link para realizar a consulta, você chegará em uma página da secretaria da fazenda mg ipva;
  • Por fim, bastará inserir o número do Renavam, selecionar o ano do exercício e clica em “Continuar”.

IPVA MG

Tabela e calendário com datas de vencimento

Em relação às tabelas de vencimento, embora o site detran mg consulta ipva também tenha essas informações, o site da fazenda mg ipva apresenta uma seção com diversas informações importantes sobre o detran mg ipva.




Para tanto, bastará ir até a seção de impostos do site da fazenda e clicar na opção ipva fazenda mg. Nessa tabela, todas as datas serão apresentadas e subdivididas em função do último número da placa do veículo.

De qualquer modo, é possível dizer que todos os pagamentos se encaixam no ciclo de janeiro até março.

tabela ipva 2020

Como fazer o parcelamento, gerar o boleto e onde pagar

Conforme irá perceber ao realizar sua consulta, os boletos já estarão disponíveis para serem impressos. Nesse caso, como aconteceu com o ipva mg , será possível realizar o pagamento integral ou parcelado em cotas. Lembrando sempre que o pagamento integral considera um bom desconto.



E claro, para aqueles que tentam descobrir como calcular o valor do ipva mg, tanto a parcela integral quantos as cotas, já apresentam seus valores finais. Mesmo assim, o site da Secretaria da Fazenda tem uma seção que explica tudo.

Enfim, no ano de 2020, por exemplo, a cota integral dá direito a 3% de desconto e mais 3% serão concedidos a quem estiver com os pagamentos anteriores em dia. E mais, é bom destacar que o valor das cotas não pode ser inferior a R$ 150,00.

Como proceder quando o IPVA estiver vencido

Caso o ipva 2018 mg tenha passado e você não tenha conseguido pagar ipva mg, existem algumas ações que podem ser tomadas. Em primeiro lugar, a Fazenda de Minas está sempre disponibilizando planos diferenciados, que permitem o parcelamento do ipva mg atrasado.

Ademais, realizando a consulta do ipva de forma normal, os boletos já serão atualizados para um novo pagamento. Nesse caso, há como calcular ipva mg atrasado apenas realizando a consulta, como foi feito na pesquisa para o detran mg ipva 2019.

Mais informações n video abaixo:

Em síntese, este post tratou e apresentar um resumo com as principais informações relacionadas ao ipva mg. Dessa maneira, esperamos que todas as dicas lhe sejam úteis e que você consiga sempre deixar a situação do seu veículo em dia. Até a próxima!

Deixe Aqui Abaixo seu Comentário