Skip to content

IPVA Paraná





Neste post, reunimos uma série de informações relacionadas ao IPVA PR. Sendo assim, se deseja saber mais sobre como pagar o imposto, não deixe de conferir.

As consultas relacionadas ao ipva pr já começaram a se intensificar. Afinal, essa é a tônica dos proprietários de carro. A correria para pagar o IPVA dentre do prazo ou a preocupação de pagá-lo quando vence o prazo. E claro, como se trata de um imposto muito importante, realizar tudo de antemão é sempre indicado.

Diante dessa situação, resolvemos criar este post para lhe apresentar as informações mais úteis acerca do detran Paraná ipva.




Conforme irá notar, fizemos questão de incluir as situações que mais acontecem em relação a esse assunto. Com isso, você não terá dificuldades para se organizar e quitar o seu detran ipva Paraná o quanto antes.

Vamos começar?

Como consultar o preço e valor IPVA PR

Para começar, a consulta ipva Paraná é, sem dúvidas, o ponto mais importante desse assunto. Com essa consulta ipva Paraná detran, é possível ter acesso a prazos, valores, boletos, etc. Nesse caso, a escolha óbvia é ir até o site do Detran PR: “www detran pr gov br ipva”.




Contudo, mesmo indo até o Detran, o usuário será encaminhado para o site da sefa pr ipva. Isto é, a secretaria da fazenda pr ipva no endereço( http://www.fazenda.pr.gov.br/modules/conteudo/ipva.php). Assim, ao chegar no referido site, bastará inserir o número do Renavam e dar início à consulta.

Saiba mais neste vídeo:

Aliás, conforme poderá notar, a seção ipva fazenda pr apresenta diversos links com explicações muito interessante. Desse modo, caso tenha alguma dúvida sobre algum assunto específico, bastará selecionar um dos links.

Qual o prazo de vencimento, como emitir 2ª via e imprimir boleto

Assim como aconteceu com o ipva Paraná, existe uma tabela. Todo ano essa tabela é atualizada, apresentando todos os prazos de vencimento:( http://www.fazenda.pr.gov.br/). No detran pr ipva, por exemplo, a janela de pagamentos ficou entre os dias 10 de janeiro e 23 de março.




Dessa forma, caso você queira imprimir os boletos ou, até mesmo, uma segunda via, será necessário atentar para a tabela. Isso acontece, pois o sistema de consulta solicita a data na qual você pretende pagar o seu ipva detran pr.

Lembre-se disso quando for realizar qualquer detran pr consulta ipva. Em especial quando for emitir uma segunda via e a primeira data já estiver vencida.

No atraso, a dívida prescreve?

No ano de 2017, o Governo do Estado do Paraná sancionou a lei que previa o perdão da dívidas de IPVA. Com essa lei, os débitos que completam mais de 5 anos entram no chamado “perdão automático”. De acordo com os responsáveis pela lei, o custo das cobranças estava ficando maior do que o valor a ser recebido. Portanto, foi uma decisão eficiente.



De qualquer modo, é bom lembrar que pagar ipva Paraná continua sendo uma obrigação. E claro, sem esse pagamento não é possível fazer o licenciamento anual. Ademais, a fazenda Paraná ipva ou a receita estadual Paraná ipva ainda podem levar o débitos a protesto e realizar as devidas cobranças.

calendário ipva 2020

Como conseguir a isenção

Por fim, resta-nos falar sobre isenção de ipva Paraná. Nesse caso especial, o site da fazenda pr ipva tem uma seção com diversos formulários. Dentre as opções, será possível encontrar o formulário para pedir a isenção ipva pr. Essa isenção poderá ser solicitada nos seguintes casos:

  • Portadores de necessidades especiais (deficiência física, visual, mental ou autismo);
  • Veículos de taxistas;
  • Veículos destinados ao transporte escolar;
  • Veículos destinado ao transporte urbano, suburbano ou metropolitano;
  • Veículos com privilégios diplomáticos.

Em síntese, este post tratou de apresentar o ipva pr em maiores detalhes. Esperamos que, com as informações apresentadas, você consiga resolver todos os problemas relacionados a esse imposto. Cabe lembrar que a alíquota ipva pr em 2019, será 3,5%. Então, é bom já ir se preparando. Até a próxima.

 

Deixe Aqui Abaixo seu Comentário