Skip to content

IPVA Rio Grande do Sul





Se a sua intenção é consultar o IPVA RS e pagá-lo o quanto antes, não deixe de conferir este post. Afinal, você encontrará todas as respostas aqui.

Pesquisas como “detran rs ipva” ou “consulta ipva Rio Grande do Sul” começam a acontecer de forma mais frequente no estado do Rio Grande do Sul, embora o estado de SP ainda seja recorde no número de consultas relacionadas a ipva.

Certamente, isso denota a preocupação de quitar essa dívida que ano a ano bate em nossa porta e deixar os veículos devidamente regularizados.




Desse modo, para lhe ajudar a resolver todos os trâmites relacionados ao ipva do Rio Grande do sul, reunimos aqui algumas dicas excelentes.

Com essas informações, você saberá tudo o que é necessário para o pagamento ipva RS. Sendo assim, não deixe de acompanhar até o fim.

Vamos começar?

Como consultar IPVA atrasado

ipva RS 2020

No Rio Grande do Sul, a consulta do  IPVA pode ser realizada no site do Detran RS. Além disso, o site “www ipva rs gov br” surge como uma opção cheia de informações e com todos os redirecionamentos necessários.

De qualquer modo, para realizar a detran rs consulta ipva, bastará seguir os seguintes passos:


    • No site“ https://www.detran.rs.gov.br/inicial, você encontrará uma tabela com os serviços mais acessados logo na página inicial. Obviamente, a consulta ipva detran rs estará logo no topo;
    • Clicando no link “IPVA e Licenciamento 2020”, uma nova aba será aberta;
    • Na nova página, bastará inserir a placa do veículo, o Renavam, resolver o captch e clicar em “Consulta”.

    Esse serviço de ipva Rio Grande do Sul consulta apresentará todos os valores relacionados ao ipva detran Rio Grande do Sul. Isto é, para aqueles que pesquisaram por consulta ipva 2020 rs ou detran rs ipva 2020 esse também será o caminho.

    Tabela e calendário com datas de vencimento

    Como costuma acontecer a cada novo ano, o vencimento ipva Rio Grande do Sul é apresentado em uma tabela. Nesse caso, assim como foi feito com o ipva 2019 Rio Grande do Sul , para ipva Rio Grande do Sul 2020, bastará ir até o site do ipva para conhecer as datas.




    Aliás, uma dica interessante é fazer uso do app ipva rs. Com ele, é possível ter acesso a todas as informações relacionadas ao imposto. Vale a pena conferir.

    veja o video:

    Como gerar boleto, imprimir e pagar IPVA RS

    Após consultar o ipva Rio Grande do Sul valor, o endereço para emitir os boletos e o site da secretaria da fazenda rs ipva. (Ou sefaz Rio Grande do Sul ipva). Na seção indicada, bastará inserir os dados solicitados e clicar em “Avançar”.



    Dentre as opções, é possível escolher o tipo de quitação. Isto é, a forma como o IPVA será pago (parcelado, integral, etc.). Ao selecionar essas opções, os boletos serão gerados com os valores corretos, já considerando os descontos.

    Como pagar IPVA com desconto e no cartão de crédito

    Como sempre, o desconto ipva Rio Grande do Sul é oferecido para aqueles que optarem pelo pagamento da Cota Única: http://www.portaldetransito.rs.gov.br/dtw2/app/servico/ifr/consulta-gad-veiculo-form.xhtml

    . Nesse caso, é bom ressaltar que os descontos para pessoas físicas chegam a alcançar a casa dos 25,8%. Enfim, é um desconto considerável.

    Para quem pesquisou por “onde pagar ipva Rio Grande do Sul” o site do IPVA apresenta uma lista de bancos que, inclusive, oferecem a opção de pagamento com o cartão de crédito.

    Sendo assim, considere os descontos e parcelamentos no seu “calculo ipva Rio Grande do Sul”: https://ipva.rs.gov.br/lista/546/legislacao-do-ipva

    Isenção de IPVA RS

    Por fim, a isenção de ipva Rio Grande do Sul é outro assunto muito pesquisado. Aliás, no Rio Grande do Sul, a lista que podem obter a isenção ipva Rio Grande do Sul é bem extensa. Veja na imagem:

    Seguindo as indicações do site da Sefaz RS, (https://receita.fazenda.rs.gov.br/lista/3915/solicitar-isencao-de-ipva) bastará selecionar uma das opções apresentadas para conhecer os trâmites do processo de solicitação de isenção. Então, caso você se enquadre em uma dessas categorias, vale a pena aproveitar.

    Em síntese, este post tratou de abordar os assuntos mais pesquisados em relação ao ipva rs. Por isso, esperamos que as dicas apresentadas aqui lhe sejam úteis e que você consiga regularizar o seu veículo sem problemas. Até a próxima.

    Deixe Aqui Abaixo seu Comentário