Skip to content

IPVA São Paulo





O IPVA SP lidera o ranking dos mais procurados entre os estados. Sendo assim, neste post você ficará sabendo tudo sobre o imposto e seu recolhimento.

O estado de São Paulo é aquele que possui a maior frota de veículos do Brasil. Não à toa, buscas como “ipva são paulo”; “valor ipva são paulo”; “ipva fazenda sp”; e muitas outras, são feitas de forma massiva. Ademais, as pesquisas são relacionadas ao site da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.

Sabendo disso, fica claro que nossa intenção com este texto é apresentar todos os detalhes para que você consiga pagar ipva em  São Paulo sem problemas. Afinal, o ipva São Paulo  bate às portas de todos os paulistanos, pedindo pagamento… Portanto, não deixe de conferir até o fim.




Esperamos que os tópicos aqui abordados venham de encontro ao esclarecimento das suas dúvidas à respeito do tema IPVA.

Vamos começar?

Como consultar valor do IPVA SP





Caso não você não se lembre de como fez a consulta ipva São Paulo, não se preocupe. Nós ensinaremos novamente.

Mas é bom destacar que o mecanismo continua o mesmo. Isto é, assim como foi feito no ipva 2020 sp, bastará seguir os seguintes passos:

  • Vá até o site da Secretaria da Fazenda;
  • No menu lateral, abaixo do título “Cidadão”, clique em IPVA;
  • Na página seguinte, você encontrará links com as tabelas e a opção para realizar a consulta ipva sp;
  • Por fim, bastará inserir o número do Renavam e da placa e clicar em “Consultar”.

Assim que os valores do ipva detran sp  estiverem disponibilizados, os resultados irão apresentar tudo aquilo que você precisa para realizar o pagamento.




Obviamente, o ipva atrasado sp já será apresentado. Ou seja, esse também é o caminho para “acertar os débitos do veículo”.

Tabela e calendário com datas de vencimento

Além da ipva consulta renavam sp o site da secretaria da fazenda sp ipva apresenta as tabelas com os vencimentos do IPVA.  A tabela do IPVA 2020 em SP terá vencimento igual ao de 2019

Conforme poderá perceber, logo na página da consulta ipva é possível ver todas as datas. Elas estão organizadas abaixo dos campos de inserção dos números do Renavam e da placa.

tabe do ipva 2020 igual ao de 2019

Como fazer o parcelamento, gerar o boleto  e onde pagar

Como poderá notar também, as tabelas apresentadas na página da secretaria da fazenda ipva São Paulo apresentam até três datas de vencimento.



Nesse caso, é possível optar por pagar o detran sp ipva de forma parcelada. Para tanto, assim como foi feito no detran sp ipva 2018 bastará optar pelo pagamento da primeira cota, no primeiro vencimento.

Contudo, é bom lembrar que o pagamento integral dá direito a um bom desconto. E mais, a emissão dos boletos será feita na página de consulta, no campo Emissão de Guias de Pagamento. E claro, a sefaz sp ipva apresenta uma tabela com os bancos autorizados a receber o IPVA.

Como proceder quando o IPVA estiver atrasado e qual a multa por atraso

Assim como foi dito, na ipva consulta sp é possível encontrar também os débitos do veículo. Desse modo, é bom lembrar que, em 2018, as multas funcionavam da seguinte forma:

  • 0,33% por dia;
  • Juros de mora com base na taxa Selic;
  • Após 60 dias, a multa se tornava fixa, atingindo 20% do valor do imposto.

Além de a ipva São Paulo consulta apresentar os valores atrasados, a fazenda sp ipva também conta com o chamado PPD. O PPD é um Programa de Parcelamento de Débitos que pode ajudar o contribuinte a regulariza sua situação.

Saiba mais sobre o PPD com este vídeo:

Quem tem direito à isenção

Por fim, existem certos veículos que não possuem obrigatoriedade de realizar a detran sp consulta ipva. Isso acontece, pois, pela regra, existem alguns veículos isentos. Confira abaixo quais são eles:

  • Táxi e Moto-táxi;
  • Pessoa com deficiência física, visual, mental severa ou profunda, ou autista;
  • Entidades e pessoas com direito a tratamento diplomático;
  • Ônibus ou micro-ônibus utilizado no transporte público urbano ou metropolitano, em fretamento contínuo ou no transporte escolar;
  • Veículos com mais de 20 anos de fabricação;
  • Veículos ferroviários;
  • Máquinas agrícolas e máquinas utilizadas na construção civil.

Em síntese, com todas as informações arroladas aqui, você não terá quaisquer problemas para emitir e pagar o seu ipva São Paulo 2020.

Enfim, esperamos ter ajudado e desejamos que você consiga resolver todos os trâmites do seu ipva sp. Até a próxima…

Deixe Aqui Abaixo seu Comentário