Skip to content

Saiba a verdade sobre o Leilão Detran!





Entenda tudo o que envolve o leilão Detran e saiba a verdade sobre esse tipo evento.

Muitas pessoas procuram por pagar pelos melhores preços em um veículo e comprar em um leilão pode ser uma boa opção para quem busca pagar pelo menor preço do mercado.

O Departamento de Trânsito (Detran) é responsável por fazer leilões em todo país. Esse leilão Detran é de carros que possuem ilegalidade e que por isso foram apreendidos pelo sistema e não recuperados por seus proprietários.

Sendo assim, em determinado momento, o Detran da sua região pode realizar um leilão, que fornece o benefício de pagar pouco por um bom carro. Esse tipo de leilão acontece ao redor de todo Brasil e pode vender carros e motos.

Quer saber mais sobre o leilão Detran de veículos? Fique atento ao artigo para saber os detalhes:

O que é o Leilão Detran?

leilão detran sc
Saiba a Verdade Sobre o Leilão Detran!

O leilão Detran pode ser uma excelente opção para quem deseja adquirir um veículo. Esse tipo de leilão possui similaridades com um leilão comum, já que o objetivo também é vender automóveis para quem conseguir ofertar o maior lance de uma rodada.




Esse processo sempre começará pelas alienações e é sempre uma responsabilidade do Departamento de Trânsito (Detran), que organiza dentro dos postos de cada região e divulga por meio das mídias, como televisão e rádio.

Sendo assim, se você deseja participar desses leilões é sempre bom ficar atento aos sites oficiais e as outras mídias citadas. Por exemplo em SP: https://www.detran.sp.gov.br/wps/portal/portaldetran/detran/legislacao/leiloes/

O Detran leilão de carro e de moto, acontece, pois, o departamento é responsável pela apreensão de vários veículos todos os anos e chega certo momento em que o depósito fica lotado e é necessário fazer uma “limpeza”.

É necessário informar que não é possível solicitar o processo de reparos em qualquer automóvel. Dessa maneira, o leilão Detran poderá leiloar um veículo que não estará em excelente condição para uso e quem precisa arcar com esses custos em relação ao reparo é o comprador do veículo.




Se um carro passa pela apreensão depois de uma colisão forte contra uma parede poderá ir ao leilão, por exemplo. Dessa forma, se você estiver buscando pelas peças de um carro, o leilão Detran de motos e carro poderá ser um negócio que fornece benefícios, porém se a sua busca for por um carro de passeio, essa não é uma boa escolha.

De modo geral, é fundamental que você verifique qual é o preço do veículo e quando você irá gastar para realizar qualquer coisa referente a legalização.

Como funciona o Leilão Detran?

Chegou a hora de você saber como funciona o leilão Detran, atente-se nesse tópico e descubra o que você precisa entender. Todo automóvel quando é apreendido pelo Detran fica disponível para ser retirado dentro do período de até três meses dentro do pátio apropriado desse órgão público.

Obviamente é necessário realizar a regularização da situação do veículo ou a de quem conduz o carro ou moto. Após finalizar esse prazo, porém sem que tenha havido a adequação dos documentos oficiais, como multas ou até mesmo outras pendências, esse automóvel poderá ser leiloado em um leilão Detran.

Um bem particular não pode ficar, em um cenário como esse, em posse de um poder que é público. Dessa maneira, a venda fará, então, com que esse bem se transforme em uma moeda corrente, com objetivo de saldar todas a irregularidades e sanções pecuniárias.

leilao de detran sp

Como é feito a compra no leilão de carros e motos?

Ao participar de um leilão Detran de carro ou de um leilão Detran de moto é necessário saber as regras desse evento. As regras para participar de um leilão Detran sempre varia de um estado para outro, sendo assim, para melhor se informar sobre esse assunto é obtendo as informações acessar o site do Detran estadual.

É essencial ficar informado que nunca será possível comprar algum veículo no leilão Detran parcelado. Atenção, é necessário ter o valor, em espécie, nas mãos na data do evento. O pagamento é feito na hora.

Quando o comprador não cumpre o pagamento do lance que foi dado no automóvel é resultado em alguma sanção administrativa, punição penal e até mesmo em multas. Dessa forma, realizar o planejamento de suas finanças antes de confirmar qualquer lance em um leilão Detran.

Como colocar o veículo em dia pós Leilão?

Para regularizar o veículo que foi adquirido no leilão Detran, o comprador deve saber qual é a situação desse automóvel no próprio departamento.

Dessa forma, será possível entender qual é a situação do carro ou da moto, já que cada veículo possui as suas irregularidades, alguns podem estar apenas com multas e outros com IPVA atrasado, por exemplo.

Sendo assim, para colocar esse automóvel em dia, é importante ir até o Detran e verificar como conseguir a legalização.