Skip to content

Descubra as vantagens em optar por Quitação Veicular!





Se você tem dúvidas sobre as vantagens em optar por quitação veicular, este artigo é para você.

Entenda tudo sobre a quitação veicular e como ela pode mudar para sempre a sua situação financeira! Desejamos a você uma excelente leitura.

Conseguir realizar a quitação veicular muitas vezes é o grande sonho da vida de muitas pessoas. Ela representa o fim de uma dívida que costuma ter um valor alto, bem como a posse total do veículo adquirido. No entanto, por causa das condições financeiras oferecidas pelos bancos nem sempre somos capazes de realizar esse desejo.

Realizar a quitação de um veículo significa pagar de uma vez só o valor que pagaria em todos os outros meses. Desse modo, é preciso ter um bom planejamento financeiro para garantir que não ocorram problemas no orçamento em um futuro próximo, além de conseguir fazer o pagamento total do boleto de quitação.

Além disso, mesmo que realizar a quitação de financiamento veicular seja direito do consumidor, muitos bancos acabam criando empecilhos para liberá-la. Afinal, ela significa deixar de pagar muitos juros, o que não é nem um pouco vantajoso para essas instituições.




Com base nisso, separamos aqui tudo que você precisa saber sobre a quitação e como solicitar para o seu veículo. Acompanhe!

Como entender a Quitação Veicular?

Quitação de Financiamento Veicular
Quitação de Financiamento Veicular

A quitação de financiamento de veículo não é um assunto assim tão fácil de entender. Ela envolve bancos e emissão de boletos, além de, em alguns casos, o contato direto com a loja em que o carro foi adquirido.

Sendo assim, o mais recomendado é entrar em contato diretamente com o banco responsável pelo financiamento. Só essa instituição poderá fornecer informações corretas e proceder com os demais passos que você deve tomar.

Quem pode solicitar a Quitação Veicular?

A quitação de financiamento veículo é um direito de todo cidadão, independente do momento de suas parcelas e do quanto do bem já foi pago. Ou seja, mesmo que o contrato tenha sido assinado no mês anterior, o responsável pelas parcelas pode solicitar a quitação.




Muitas vezes os bancos podem oferecer diversas outras alternativas. No entanto, caso a quitação seja solicitada e não atendida, o ideal é entrar em contato diretamente com o PROCON mais próximo para registar uma reclamação.

Onde se deve solicitar este procedimento?

A quitação pode ser solicitada diretamente na financiadora de veículos ou no banco responsável. O ideal é se dirigir diretamente a agência, para que possa tirar todas as dúvidas diretamente com o atendente.

Em alguns casos, esse serviço é oferecido também através do site ou telefone. No entanto, essas alternativas devem ser evitadas, visando não cair em nenhum tipo de fraude.

Qual o desconto para Quitação Veicular total?

O desconto para adiantar parcelas do financiamento veículo ou para quitação total varia de acordo com cada banco e financiadora. Não há um valor de praxe e estabelecido para todas. Sendo assim, é necessário fazer a solicitação e examinar se o valor final é vantajoso ou não para você.




Vale ressaltar que pode solicitar um orçamento sem nenhum compromisso. Caso acredite que a proposta não é satisfatória, basta não realizar o pagamento e continuar quitado as mensalidades.

O que fazer após a Quitação do Veículo?

Depois de realizar o pagamento do valor referente a quitação total do veículo, a tarefa não está acabada. É de fundamental importância verificar com o banco se o carro ou moto realmente não ficou com nenhum valor em aberto. Desse modo, tem-se a certeza de não ficar com o nome sujo.

Esse procedimento pode ser realizado de várias formas diferentes, mas a que garante maior certeza é realmente perguntar para a entidade responsável pelo parcelamento do valor total. Apenas ela poderá fornecer a maior certeza sobre a posse total do veículo.

Boleto de Quitação

Como verificar se um Veículo está quitado?

Na hora de comprar um carro, a expressão “alienação do veículo” é bem comum. Ela significa que um carro está em financiamento não quitado e que, teoricamente, pertence ao banco. Sendo assim, caso não deseje adquirir o automóvel nessas condições, o ideal é fazer uma consulta prévia antes da compra.

Para verificar se o carro está alienado, siga o passo a passo:

  • Acesse o site oficial do DETRAN;
  • Clique na aba “veículos”;
  • Depois, selecione “pesquisar débitos e restrições em veículos de terceiros”;
  • Escreva o nome e número da placa, bem como o RENAVAN do automóvel;
  • Clique em consultar e veja os resultados.

Este é o site oficial do DETRAN SP, https://www.detran.sp.gov.br/

Como usar a calculadora de Quitação antecipada?

Recentemente, várias calculadoras de quitação foram disponibilizadas online e gratuitamente.

Sendo assim, elas são uma ótima opção para quem deseja ter uma ideia prévia sobre quanto irá pagar na quitação, sem entrar em contato com as financeiras de veículos. Para utilizá-las, faça o seguinte:

  • Procure no Google “calculadora para quitação de veículo”;
  • Selecione algum dos resultados;
  • Ao abrir, preencha os dados solicitados, como data do contrato e banco utilizado;
  • Clique em consultar e acompanhe o orçamento.

Para saber mais sobre quitação veicular, acompanhe esse vídeo e acesse o site → IPVA e DETRAN!

E para estar sempre por dentro do mundo dos automóveis, conheça nosso site! Lá, postamos vários conteúdos relacionados aos negócios automotivos e mantemos você sempre bem informado e sem dúvidas!