O número do RENAVAM é um dos dados mais importantes para realizar diversas ações relacionadas ao seu veículos.
O número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) é um dos principais identificadores dos automóveis nos Brasil. Sendo assim, saiba mais sobre essa informação…
Antes de prosseguir, gostaríamos de informar aos nossos leitores que este site não é o oficial. Nosso objetivo é auxiliá-lo com informações mais precisas sobre o assunto.
Juntamente com a numeração das placas, esse dado é o mais solicitado pelos serviços de consulta. Afinal, com esse número todo o histórico do veículo pode ser “puxado” rapidamente”.
É com o número do Renavam que as pesquisas acerca do valor do IPVA e do boleto IPVA podem ser feitas. Por esse motivo é tão importante saber o que é esse número e onde encontrá-lo.
Felizmente, depois deste post, você não terá mais dificuldades.
O que é e onde fica o Renavam do meu veículo
Como foi dito, para consultar valor do IPVA e emitir IPVA para pagamento, será necessário informar o número do Renavam. No entanto, trata-se de uma informação muito fácil de ser encontrada.
Bastará ter em mãos o seu CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo).
Assim, com o referido documento em mãos, será possível verificar o número do Registro logo no topo. Com isso, você poderá proceder ao pagamento do IPVA.
Nesse caso, tudo o que deverá ser feito é ir até o site para imprimir IPVA, inserir o código de registro e encontrar os boletos.
Uma consulta IPVA 2021, por exemplo, já terá as opções de parcelamento IPVA se o débito não tiver sido pago.

Quando vence o Renavam
Outra questão importante acerca do Registro Nacional diz respeito ao seu vencimento. Nesse caso, é bom destacar que esse vencimento não está atrelado diretamente ao pagamento de IPVA, como muitos pensam.
Isto é, o vencimento está relacionado com a data do licenciamento anual.
Isso quer dizer que, após o IPVA pagamento, será agendada a vistoria. Logo, o Registro Nacional será renovado com a emissão de um novo CRLV.
Para tanto, é bom consultar as tabelas dos detrans de cada estado. Nelas há todas as datas de vencimento.

Como pagar o Renavam
Conforme dissemos, o Registro Nacional é constantemente relacionado ao IPVA. Não à toa, pesquisas como: “imprimi boleto ipva”; “parcelamento de IPVA”; ou até “2 via ipva”, costumam ser relacionadas ao referido código.
E claro, isso acontece, pois a informação inserida antes de gerar boleto IPVA é o Registro Nacional.
Portanto, para poder realizar o pagamento, será necessário ir até o site da instituição financeira responsável pelo recolhimento do imposto.
Depois disso, será necessário ter o número do Registro Nacional em mãos. (Não há como pagar o IPVA sem ele).
Por fim, será apresentado o valor IPVA e as opções para emissão do IPVA boleto. Ou seja, há como saber o valor do IPVA e das suas parcelas (se for o caso) com esse procedimento simples.
Consultar Renavam pela placa ou CPF
Para encerrar, como o Registro Nacional é um dado muito importante, existem diversos serviços de consulta atrelados a ele.
Obviamente, esses serviços tentam facilitar a vida dos usuários, já que, nem sempre, o número é memorizado. Por isso, são oferecidas opções para consulta pela placa do carro ou pelo CPF do proprietário.
Dessa maneira, quando a intenção for consultar o IPVA valor, por exemplo, é possível recorrer a esses serviços para saber o número, caso o documento não esteja em mão.
Contudo, é bom ressaltar que alguns desses serviços são pagos.
Em síntese, este post teve a intenção de apresentar o Renavam e a sua importância. Conforme pôde notar, o número é essencial em diversos momentos, como pagar o IPVA, por exemplo.
Por isso, esperamos que as dicas apresentadas aqui lhe tenham sido úteis. E mais, desejamos boa sorte com seus pagamentos e suas consultas.
Saiba mais neste vídeo: