Skip to content

RENAVAM





O número do RENAVAM é um dos dados mais importantes para realizar diversas ações relacionadas ao seu veículos. Sendo assim, saiba mais sobre essa informação…

O número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) é um dos principais identificadores dos automóveis nos Brasil.

Juntamente com a numeração das placas, esse dado é o mais solicitado pelos serviços de consulta. Afinal, com esse número todo o histórico do veículo pode ser “puxado” rapidamente”.

É com o número do Renavam que as pesquisas acerca do valor do IPVA e do boleto IPVA podem ser feitas. Por esse motivo é tão importante saber o que é esse número e onde encontrá-lo. Felizmente, depois deste post, você não terá mais dificuldades.




Vamos começar?

O que é e onde fica o Renavam do meu veículo

Como foi dito, para consultar valor do IPVA e emitir IPVA para pagamento, será necessário informar o número do Renavam. No entanto, trata-se de uma informação muito fácil de ser encontrada. Bastará ter em mãos o seu CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo).




Assim, com o referido documento em mãos, será possível verificar o número do Registro logo no topo. Com isso, você poderá proceder ao pagamento do IPVA.

Nesse caso, tudo o que deverá ser feito é ir até o site para imprimir IPVA, inserir o código de registro e encontrar os boletos. Uma consulta IPVA 2017, por exemplo, já terá as opções de parcelamento IPVA se o débito não tiver sido pago.

RENAVAM

Quando vence o Renavam

Outra questão importante acerca do Registro Nacional diz respeito ao seu vencimento. Nesse caso, é bom destacar que esse vencimento não está atrelado diretamente ao pagamento de IPVA, como muitos pensam. Isto é, o vencimento está relacionado com a data do licenciamento anual.




Isso quer dizer que, após o IPVA pagamento, será agendada a vistoria. Logo, o Registro Nacional será renovado com a emissão de um novo CRLV. Para tanto, é bom consultar as tabelas dos detrans de cada estado. Nelas há todas as datas de vencimento.

RENAVAM

Como pagar o Renavam

Conforme dissemos, o Registro Nacional é constantemente relacionado ao IPVA. Não à toa, pesquisas como: “imprimi boleto ipva”; “parcelamento de IPVA”; ou até “2 via ipva”, costumam ser relacionadas ao referido código. E claro, isso acontece, pois a informação inserida antes de gerar boleto IPVA é o Registro Nacional.



Portanto, para poder realizar o pagamento, será necessário ir até o site da instituição financeira responsável pelo recolhimento do imposto. Depois disso, será necessário ter o número do Registro Nacional em mãos. (Não há como pagar o IPVA sem ele).

Por fim, será apresentado o valor IPVA e as opções para emissão do IPVA boleto. Ou seja, há como saber o valor do IPVA e das suas parcelas (se for o caso) com esse procedimento simples.

Consultar Renavam pela placa ou CPF

Para encerrar, como o Registro Nacional é um dado muito importante, existem diversos serviços de consulta atrelados a ele.

Obviamente, esses serviços tentam facilitar a vida dos usuários, já que, nem sempre, o número é memorizado. Por isso, são oferecidas opções para consulta pela placa do carro ou pelo CPF do proprietário.

Dessa maneira, quando a intenção for consultar o IPVA valor, por exemplo, é possível recorrer a esses serviços para saber o número, caso o documento não esteja em mão. Contudo, é bom ressaltar que alguns desses serviços são pagos.

Saiba mais neste vídeo:

Em síntese, este post teve a intenção de apresentar o Renavam e a sua importância. Conforme pôde notar, o número é essencial em diversos momentos, como pagar o IPVA, por exemplo.

Por isso, esperamos que as dicas apresentadas aqui lhe tenham sido úteis. E mais, desejamos boa sorte com seus pagamentos e suas consultas. Até a próxima.

Deixe Aqui Abaixo seu Comentário