Skip to content

O Problema em pagar as Taxas do DETRAN!





Saiba tudo sobre as taxas DETRAN e fique livre dessa preocupação! Se tem um assunto que deixa os donos de veículos irritados é a questão das taxas do DETRAN.

Isso porque, para quase todos os procedimento de habilitação ou veículo, temos que pagar alguma taxa. É o chamado “DUDA” (Documento Único do DETRAN de Arrecadação), tão odiado pelos motoristas brasileiros.

As taxas do DETRAN são emitidas por meio do DUDA sempre que solicitamos algum serviço do órgão. Além disso, ainda temos que pagar tributos como as taxas DETRAN IPVA. Quer conhecer os principais tipos de taxas e serviços DETRAN? Então segue aqui com a gente!

Nos próximos tópicos, explicaremos como funcionam as taxas DETRAN 1ª Habilitação, taxas DETRAN Emplacamento, taxa DETRAN documento do veículo, entre outras.

Além disso, você vai aprender a emitir sua guia e fazer o pagamento de forma simples e rápida!

Confira!

Quais os tipos de Taxas DETRAN?

taxas detran
O Problema em pagar as Taxas do DETRAN!

Para cada serviço de habilitação ou veículo feito no DETRAN, é necessário pagar uma taxa específica. Para pagar as taxas do DETRAN, é preciso emitir o Documento Único de Arrecadação do DETRAN (DUDA), como mencionamos.




Os serviços de habilitação incluem emissão de primeira CNH (Carteira Nacional de Habilitação), renovação de CNH, segunda via de carteira de habilitação, mudança de categoria, entre outros.

Já nos serviços de veículos, são taxas do DETRAN como emplacamento, licenciamento anual, segunda via do CRV (Certificado de Registro do Veículo), remarcação de chassi, entre outras.

Além disso, há a taxa referente ao IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), o principal tributo dos veículos brasileiros.

Como solicitar guias de Taxas do DETRAN?

Como se sabe, o DETRAN é um órgão estadual. Ou seja, cada estado brasileiro possui o seu próprio DETRAN. Por esse motivo, os valores das taxas de DETRAN têm variações de estado para estado. Da mesma forma, os procedimentos para emissão da guia de pagamento das taxas ou tributos também variam de acordo com o estado.




Contudo, na grande maioria dos estados, os procedimentos para emitir e pagar as taxas do DETRAN são bastante semelhantes. De uma forma geral, basta acessar o site do DETRAN do seu estado, procurar pela seção de “Serviços” e escolher entre habilitação e veículo, conforme a sua necessidade. Depois disso, é só escolher o serviço desejado e você será guiado pelo site no procedimento para a emissão da sua guia.

Onde podem ser pagas essas Taxas?

Após emitir as guias de pagamento das taxas do DETRAN, você tem diversas opções para pagar. Uma delas é a mais tradicional. Ou seja, utilizar a rede bancária que achar conveniente. Você pode fazer o pagamento nos caixas de qualquer banco sem dificuldades.

Em alguns estados, é possível pagar as taxas nos terminais de autoatendimento de certos bancos. É o caso das taxas DETRAN do estado do Paraná, que podem ser pagar nos terminais automáticos do Banco do Brasil.

Uma outra opção é pagar suas guias em casas lotéricas, que estão aptas a realizar esse tipo de procedimento. Dependendo da sua localidade, essa pode ser uma opção bem prática!

Mas, certamente a forma mais simples e rápida de pagar as taxas do DETRAN é utilizando o seu internet banking. Dessa forma, você faz o pagamento sem sair de casa!

taxas

Como tirar 2ª via de Taxas do DETRAN?

Como mencionamos, o DETRAN é um órgão estadual, operando através de sistemas e sites totalmente independentes em cada estado. Portanto, não há um procedimento único que possa ser aplicado para a emissão de segunda via de uma taxa do DETRAN em todo Brasil.

Todavia, na maioria dos estados brasileiros, o DETRAN conta com sistemas modernos e dinâmicos para a emissão de guias das taxas do DETRAN. Para emitir a segunda via de alguma taxa, a primeira coisa que você deve saber é se essa taxa é referente a um serviço de habilitação ou de veículo, pois a maioria dos sites dos DETRANs brasileiros são organizados de acordo com essas duas categorias.

Taxas do DETRAN como IPVA, licenciamento anual e emplacamento são serviços de veículos, enquanto emissão de primeira habilitação, renovação e segunda via são exemplos de taxas de habilitação.

Identificando a categoria do documento que você deseja, entre no site do DETRAN do seu estado e procure o respectivo serviço dentro da seção “Serviços”. Pronto! O próprio site irá te orientar no procedimento de emissão da sua segunda via.

Como pagar Taxas para o DETRAN direto no banco?

Deseja saber como pagar taxas DETRAN direto no banco? Acompanhe esse item do artigo. Como informamos, uma das opções que você tem para pagar suas taxas do DETRAN é utilizando a rede bancária de sua preferência.

Para isso, basta imprimir a sua guia de pagamento, depois comparecer a uma agência bancária e solicitar atendimento no caixa. Dessa forma, você pagará sua taxa da mesma forma que um boleto comum, como de conta de luz ou internet.

Quer saber mais sobre as taxas do DETRAN, como o IPVA 2021? Confira neste vídeo: