Skip to content

O pesadelo do Aluguel de Carros de forma errada!





O aluguel de carros é um assunto que sempre gera muitas dúvidas. Sendo assim, acompanhe e entenda tudo sobre como funciona esse sistema! Neste artigo você terá informações importantes sobre o tema.

Todo mundo já precisou fazer alguma vez na vida o aluguel de carros. Seja por ainda não ter o seu veículo próprio ou por ele estar com problemas. Independentemente da razão, a locação em alguns casos pode ser de muita utilidade. Através dela, pode-se passar vários dias com um veículo que atende as necessidades e por um preço acessível.

No entanto, nem sempre esse é um processo simples e prático. Algumas empresas cobram valores bem acima do mercado, bem como exigem uma série de burocracias para a entrega do veículo. Desse modo, é necessário fazer uma boa pesquisa de mercado para encontrar um local que trabalhe com credibilidade e seja de confiança.

Com base nisso, separamos aqui tudo o que você precisa saber sobre a indústria de aluguel de carros, como ela funciona e quais são os requisitos necessários. Desse modo, não tem como errar na hora de procurar uma empresa e fazer a escolha do veículo certo.




Confira abaixo e tire todas as suas dúvidas sobre aluguel de carros!

Como funciona o Aluguel de Carros?

Indústria de Aluguel de Carros
Indústria de Aluguel de Carros

Entender como funciona o aluguel de carros não é uma tarefa tão difícil. Basta entrar em contato com uma locadora e analisar toda a frota disponível e os valores de cada veículo. Depois de escolher a melhor opção para você, apresente a sua habilitação.

Comumente, as empresas oferecem o carro com o tanque cheio e exigem que ele seja devolvido na mesma condição. Qualquer acidente que aconteça, fica por responsabilidade do contratante todo o pagamento dos danos.

O valor pago pelo aluguel é por dia ou por pacote, dependendo da opção escolhida pelo consumidor.

Quais são os requisitos mínimos para o Aluguel de Carros?

Se a sua dúvida é relacionada aos requisitos para realizar o aluguel de carros, confira agora neste item e fique bem informado.




Depois de entender como funciona um aluguel de carros, vale saber também quais são os requisitos necessários para assumir essa responsabilidade. São eles:

  • Ter idade mínima de 21 anos;
  • Possuir a Carteira Nacional de Habilitação definitiva, com mais de 2 anos e dentro do prazo de validade;
  • Documentação pessoal, RG e CPF;
  • Cartão de crédito (em alguns casos pode-se usar um fiador);
  • Pode ser solicitado também um comprovante de reserva do veículo.

Como funciona o caução no Aluguel de Carros?

O preço sobre aluguel de carros varia de acordo com cada locadora. No entanto, em quase todo o caução é solicitado e considerado pré-requisito para a retirada do veículo.

O caução se trata de um valor que é inativo no cartão de crédito do cliente como uma espécie de garantia para a empresa. Essa quantia não é debitada da conta e nem consta na fatura. Comumente é liberada logo após a devolução do veículo. Se trata, de fato, de uma precaução para futuros imprevistos.

Quando o contratante não possui cartão de crédito, algumas locadoras oferecem a opção de indicar um fiador. Ele será o responsável fin. para qualquer problema que aconteça com o automóvel, bem como pelos possíveis custos gerados.

Como comparar preços de Aluguel de Carro?

Saber como economizar no aluguel de carros é o grande desejo da maioria das pessoas. Afinal, como citado, são muitas as empresas que cobram valores abusivos pela locação e muitas vezes, na pressa para realizar o aluguel, pagamos um valor maior do que a média do mercado.

Sendo assim, a melhor opção é realizar comparações. Através delas, pode-se saber exatamente quais são as vantagens e desvantagens de cada local, bem como os preços.

Na internet, são muitos os sites que realizam esse serviço. No entanto, a melhor opção ainda é visitar cada lugar e perguntar diretamente. Afinal, muitas taxas podem ser cobradas separadas e não informadas online. Pessoalmente, pode-se perguntar sobre elas e esclarecer todas as dúvidas.

Dúvidas Sobre Aluguel de Carros

Qual é a melhor empresa para Alugar Carros no Brasil?

São muitas as empresas no Brasil que oferecem esse tipo de serviço. Porém, nem todas elas possuem o mesmo compromisso com a satisfação do consumidor. Sendo assim, é necessário investir em muita pesquisa antes realizar uma escolha definitiva.

No Google, uma das maiores pesquisas sobre o tema é “quanto custa o aluguel de carros na Localiza”. Isso porque essa locadora possui sede em quase todos os estados do país, sendo uma das mais confiáveis.

Além disso, outra parte bastante vantajosa da Localiza é que muitas vezes ela oferece promoções bem bacanas, como pacotes semanais com valores reduzidos. Desse modo, é possível escolher o carro dos sonhos e pagar bem pouco para utilizá-lo.

Qual é a melhor empresa para Alugar Carros no exterior?

Já no exterior, a Rentcars é a mais recomendada por quem já passou por essa experiência. Pode-se reservar um carro e fazer a retirada logo no aeroporto, sem se preocupar com outro tipo de transporte.

Existem sedes da empresa em quase todos os continentes, principalmente nos países mais visitados. Se você precisa saber mais sobre quanto custa um aluguel de carros e demais detalhes, confira esse vídeo!

E para estar sempre por dentro do mundo automotivo, conheça nosso site → IPVA e Detran . Através dele, mantemos você sempre bem informado sobre as novidades desse mercado! Desse modo, não há como cair em uma cilada!