Skip to content

Recall Volkswagen é quase impossível!





Já sabe tudo sobre a Recall Volkswagen? Veja e entenda exatamente como funciona.

Antes de tudo, a Recall é uma espécie de chamado, solicitação ou ainda convocação. Em geral, é necessário esse chamado para informar quem comprou algum modelo de carro e o mesmo foi detectado depois pela empresa que pode ocorrer problemas sérios.

A Volkswagen é uma dessas empresas de carros, com os mais diversos modelos para todos gostos e bolsos. Além de ser uma das mais famosas marcas no mundo todo.

Dessa forma, com certeza já deve ter visto algum chamado de Recall da Volkswagen nos meios de comunicação, ou até mesmo o seu veículo já esteve precisando comparecer para solucionar algum problema.

Então, quer entender melhor este assunto?  Acompanhe o artigo a seguir. Porque estaremos explicando tudo que precisa saber em relação a Recall Volkswagen.

Atente-se aos nossos tópicos:

O que é o Recall Volkswagen?

recall volkswagen up
Recall Volkswagen é quase impossível!

O Recall Volkswagen nada mais é que um chamado, convocação ou solicitação de quem tenha comprado algum modelo especifico da marca. O qual precisará de substituição ou reparo em alguma de suas peças que afete a segurança dos passageiros.




Ou seja, isso quer dizer que foi detectado algum problema no carro, podendo ser em qualquer peça do mesmo. E que esse problema só venha ser detectado depois do seu lançamento e de começar suas vendas.

Geralmente, o Recall Volkswagen quando acontece exige que todos que tenham comprado aquele modelo leve-o imediatamente para que o mesmo possa ser reparado ou ainda substituído.

Só para ilustrar, suponhamos que foi detectado um problema nos motores do modelo Fox 2015, então haverá um Recall Volkswagen Fox 2015. E assim buscará o problema nos motores de todos que tenham comprado o Fox 2015.

Esse Recall tem de costume ser informado pelos principais meios de comunicação como TV e Rádio, por exemplo. Pois, assim facilita que a informação se propague de forma rápida.

Qual foi o último Recall Volkswagen?

Em relação ao último Recall Volkswagen ele ocorreu em setembro do ano de 2019.




A saber, foram o Recall Volkswagen Jetta, Recall Volkswagen Golf e ainda também o modelo Tiguan Allspace. Todos que foram fabricados entre 2015 e 2019.

O recall se tratava especificamente de uma correção nas molas de suspensão traseira. O problema detectado era uma falha existentes nas molas.

Sendo que essa chamada já havia ocorrido no mês de julho do mesmo ano, porém só houve uma ampliação para mais modelos do carro Golf.

Assim sendo, foram pouco mais de 9.776 carros ao total que fizeram parte desse chamado para reparo das molas de suspensão traseira.

Dos carros modelos Golf 2015 até 2019 com chassis de FM069607 até FM081395; além também dos chassis G4000591 até K4000229.

Já em relação ao modelo Jetta 2018 são os com chassis de JM502410 até JM506377.

E o Tiguan Allspace 2018 com chassis JM180701 até JM223151 e 2019, assim também chassis KM004199 até KM005197.

vw recall headlamps

Quais os carros já apresentaram Recall nesta marca?

Além desses carros citados anteriormente, alguns outros modelos também já tiveram Recall Volkswagen.

Em 2008, houve recall Volkswagen Fox, para mais de 500 mil unidades, sendo eles o Hatch, Cross e Space. O motivo é que ocorreram acidentes que deceparam os dedos dos motoristas, foram exatamente 8 casos. E isso acontece por conta da tentativa de manipular o rebatimento traseiro.

No início do ano de 2013 a justiça determinou que os modelos Gol, Voyage e Fox 2009/2010 fossem alertados quanto ao risco de desgaste prematuro dos motores. Sendo assim, caso houvesse defeitos detectados era pra fazer a substituição.

Desse modo, esses foram casos que tiveram grande repercussão por conta do problema envolvido. Vejamos ainda mais casos, os motivos para a necessidade da Recall e a solução imposta.

Novo Polo, modelos 2018/19 problemas com airbag, no revestimento da coluna central B, sendo necessária sua substituição. Já que este pode gerar danos.

Kombi, modelos entre 2009 e 2011, surgimento de trincas no sistema de escapamento em alguns modelos, por isso foi necessário instalar um novo.

Saveiro, modelos de 2009, 2015, 2017 e 18, com uma possível falha de funcionamento dos componentes. Sendo assim, houve a necessidade de recompra.

Recall Volkswagen Amarok, 2017 e 2018 com falha de fixação dos chicotes elétricos, com inspeção e reparo se houvesse necessidade.

Assim também, pode estar verificando todos os recalls que já houve na Volkswagen, por meio deste site vwapps.volkswagen.com.br/Recall. 

Se eu não ceder ao Recall, o que acontece?

Para quem ainda não sabe quando houver Recall Volkswagen ou até mesmo de outra marca é necessário comparecer de forma obrigatória.

A saber, quem não procurar fazê-lo depois que ocorrer o chamado em até pelo menos 1 ano. Caso não o faça será notificado com a pendência no documento de licenciamento anual.

Entretanto, não existe um prazo máximo para que possa comparecer a Recall, apenas para notificação que há esse prazo.

Só lembrando que é de extrema importância de comparecimento a Recall, pois em geral se trata de risco a segurança não só de motoristas, mas também de passageiros.