Skip to content

Seguro de Carros Antigos é Necessidade para Proprietários!





Já sabe como escolher seu seguro de carros antigos? Veja e entenda como estar fazendo.

O seguro de carros é uma importante maneira de resguarda e garantir estar segurado o seu veículo. Atualmente a maioria das pessoas possuem carros e decidem fazer um seguro para caso ocorra algum problema, seja por acidente, por ter sido roubado ou furtado.

E os carros mais antigos precisam de um seguro? Sim eles precisam, é uma necessidade tão importantes como quanto para um carro novo. Pois, os mesmos se tratam de um automóvel, um patrimônio seu que deve ter todo os cuidados.

E sabe como o seguro funciona para estes carros? Porque são importantes? E quanto ao seu valor, porque são seguros mais caros? Quer saber as respostas desses questionamentos e muito mais? Acompanhe este artigo, porque explicaremos tudo que precisa saber sobre o seguro de carros antigos.

Atente-se aos nossos tópicos:

Seguro de Carros Antigos vale a pena?

seguro de carros antigos banco do brasil
Seguro de Carros Antigos é Necessidade para Proprietários!

Geralmente quem possui ou gosta de carros mais velhos tem essa dúvida se o seguro de carros antigos vale mesmo a pena.

Pois bem! Primeiro de tudo, que todos necessitam saber é que o seguro para carros antigos funciona de uma maneira diferente dos mais novos. E além disso, pode ter até mesmo um valor mais alto. Devido a isso muitas pessoas preferem não estar fazendo o seguro do carro, pensando que o mesmo não irá compensar.




Contudo, para a maioria dos especialistas na área de automóveis, falam que compensa e vale a pena sempre ter um seguro independente do tempo do automóvel.

Já que, por sua vez, alguns carros mais antigos não têm mais a cobrança do IPVA, por exemplo. Sendo assim, já terá um gasto a menos com o seu veículo e então poderá se interessar mais por um seguro. Um bom motivo ainda para estar fazendo o seguro, é que carros mais velhos costumam de vez em quando apresentar alguns problemas.

Portanto, um seguro sempre valerá a pena mesmo que o carro seja dos antigos, é como diz o ditado “melhor prevenir do que remediar”.

O Seguro de Carros Antigos é mais caro?

Para quem se pergunta se o seguro de carros antigos é mais caro, saiba que a resposta desse questionamento, é sim, eles são mais caro. E porquê disso?

Primeiramente o motivo disso acontecer se trata da questão de que quando ocorre algum sinistro, por exemplo, é muito mais complicado encontrar peças desse tipo de carros mais antigos.




Isso porque, com o passar do tempo algumas linhas de automóveis vão saindo de circulação a sua venda. Consequentemente, as peças também vão aos poucos diminuindo no mercado principalmente quando é em relação a carros que já saíram de linha.

Ainda sobre o seguro de carros preços, eles tendem a ser mais alto para carros com mais de 10 anos. Pois, esses ainda tendem a ser muito mais difíceis de encontrar peças para reposição.

Outro exemplo, é o seguro para carros antigos mais de 20 anos, neste caso, algumas seguradoras, podem não fazer seguro para estes automóveis ou ainda possuíram menos coberturas.

Como funciona um Seguro de Carros Antigos?

Um dos fatores determinantes para ser feito um seguro de carros antigos é o seu tempo de uso. Como já citado anteriormente quanto mais velho mais caro será.

Entretanto, especialistas da área afirmam que quando o automóvel possui rastreadores, bloqueadores ou ainda localizadores instalados, o seguro poderá sair mais em conta.




Outro fator importante se trata do apontamento estatístico quanto a roubos, furtos e colisão, tem até estudo para isso. O qual diz que em geral, carros antigos podem oferecer mais riscos pois o mesmo tem menos segurança.

E por isso, é possível que o seguro de carros cotação, possa ser um pouco mais alto o valor por carros mais velhos serem mais propensos a acidentes. Pois possuem menos segurança em suas peças.

Ou seja, contará par ser feito o seguro o tempo do carro e ainda o quanto ele é propenso a acidentes, roubos e furtos.

seguro de carros cotar

Carros colecionáveis precisam mesmo de Seguro?

Em relação a seguro para carros de coleção é uma outra dúvida que alguns possuem, se estes precisam de um seguro.

Por se tratar de carros que poucos possuem ou que já saiu de linha a muito tempo, deve se ter muito cuidado. Pois, carros colecionáveis além de possuir um valor considerável, quem coleciona é porque tem estima pelo mesmo e não se preocupa apenas com o valor.

Entretanto, muitos pensam apenas na grande quantia que ele vem a custar e com isso eles estão mais vulneráveis a roubos e furtos.

Desse modo, é importante que aja um seguro de carros antigos colecionáveis. Melhor estar garantindo a sua segurança sempre.

Quais os benefícios? Saiba!

Quanto aos benefícios de se estar fazendo um seguro de carros antigos, o primeiro é logicamente garantir que esteja segurado quando ocorrer sinistros, perdas, roubos ou furtos.

Além disso, normalmente poderá averiguar seguro de carros qual o melhor para o seu automóvel.

E benefícios ainda como taxas menores que dos carros convencionais, com possibilidade de escolhas em coberturas e outras garantias.

Sem falar de ter um resguardo ao seu patrimônio sempre será de extrema importância, não importa o seu tempo de uso ou fabricação.