Skip to content

Guia completo sobre Frota de Carro e sua importância!





frota de carro tem crescido em disparada. Com ela, avanços positivos e negativos surgem no cenário brasileiro.

A compra ficou mais simples e facilitada, e com isso a frota de carro cresceu em todo o país. São milhares de veículos que circulam pelas cidades, para conduzir pessoas para qualquer destino, produtos e serviços. Sem dúvidas, eles são indispensáveis.

A vida sem os autos, não seria fácil, pois, não haveria distribuição de produtos, locomoção para o trabalho e mais uma série de outras comodidades. Eles são usados de maneira trivial, mas, se pararmos para pensar, são como um luxo e devemos muito a eles.

Obviamente, nada ocorre sem um ônus, e o maior problema gerado pelo exorbitante número de autos, é a poluição. Eles ainda provocam o trânsito e o caos nas grandes metrópoles, mas nada comparado aos benefícios desses utilitários.




Entenda mais sobre os números e processos que envolvem a frota de carros do Brasil:

O que é uma Frota de Carro?

frota de carros unidas
Guia completo sobre Frota de Carro e sua importância!

Entender uma frota de carro é simples, mas esse termo costuma ser corriqueiramente utilizado para designar o conjunto de automóveis de uma empresa, que atuam para oferecer serviços para o local. No entanto, também existe a frota geral, que compete a todos os veículos que circulam.

A palavra frota, é derivada do francês “flotte”, que significa conjunto de veículos, de qualquer espécie, utilizados para o mesmo fim. Assim, podemos afirmar que o Brasil possui uma frota. Ela também pode ser apresentada em subgrupos, como frota de São Paulo, frota de carros por estado ou frota do bairro do Limoeiro, por exemplo.




O nome pode ser usado para as seguintes locomoções:

  • Aéreos – Aviões de todos os portes;
  • Terrestres – Carros, caminhões, motos, ônibus, trens, metrôs e etc;
  • Marítimos – Barcos, navios e etc.

Como funciona uma Frota de Carro?

De maneira geral, a frota de carro funciona independente, mas sempre dentro das especificações do local onde circula. Dentro do país, a frota de carros particulares possui as mesmas regras, mas cada local conta com preceitos extras para organizar melhor a circulação.




As leis vigoram para melhorar o trânsito e assegurar a vida dos condutores e pedestres. Todas são conduzidas pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e pelo Detran de cada estado. Ambos fiscalizam e colocam em prática medidas de prevenção e correcionais.

Caso algum veículo de uma frota de carro descumpra com as leis, ele será punido com multas, que são direcionadas para seus proprietários. Essas acumulam pontos na Carteira de Motorista, eles variam de acordo com a gravidade da punição.

Uma CNH pode suportar até 20 pontos, depois ela é bloqueada por 6 meses. Após esse período, o condutor deve renovar e passar por todos os processos para retirar uma nova habilitação, esse trâmite inclui os cursos preparatórios e pagamentos.Existem também as frotas privadas, que são de propriedade de uma mesma pessoa ou empresa. Essas seguem as condutas do regime de trânsito do Brasil e também de seu dono, como as empresas que possuem normas internas.

Qual a frota nacional de veículos?

As métricas da frota de carro no Brasil, são desenvolvidas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas). O órgão averiguá com as montadoras, concessionárias, Detran e Denatran, para criar uma fonte de dados segura.A última métrica é do ano de 2018, onde 100.746.553 circulavam pelo solo nacional. Confira a segmentação desses veículos principais:



  • Automóveis – 54.715.488;
  • Caminhões – 2.766.097;
  • Motos – 22.339.110;
  • Ônibus – 398.839.

Além deles, existem outras dezenas de categorias que somam nos números, da frota de carro, colhidos pelo IBGE. A frota de carros do Brasil 2018, apresentou um crescimento de 3,76%, quando comparado com 2017. Esses vêm em um crescimento significativo, que só aumenta de ano a ano.Assim também ocorre com a frota mundial de carros, com exceção de alguns países, como a Holanda, que contam com meios de transportes mais efetivos e menos poluentes. No país, as bicicletas são mais comuns que os carros, por isso suas métricas são reduzidas anualmente.

Quantos carros existem no Brasil?

frota de carros no Brasil em 2019, conta com mais de 100.746.553 de veículos. Tal fator, é consequência da redução da burocracia na compra, facilidade de parcelamento e a melhora da condição financeira dos cidadãos.Pode não parecer, mas a frota de carro reflete no comportamento em cada estado e cidade do país, esses locais criam regras diferentes para conseguir controlar todos os carros que transitam em suas localidades. São Paulo, por exemplo, é a cidade com maior número de autos, por isso, suas ruas são afetadas por um trânsito caótico e muita poluição.

Para melhorar a condição de vida de seus moradores, a cidade passou a implementar um rodízio. Todos os dias, milhares de carros ficam proibidos de circular em suas vias, caso esse padrão seja desrespeitado o condutor é multado.Os bloqueios são feitos de acordo com o final de cada placa, ficam liberados apenas ambulâncias, viaturas e algumas outras exceções da frota de carro. A medida promoveu uma melhora, em comparação com o trânsito dos anos anteriores, mas não deve suprir por um longo período, por isso, o Detran já avalia outras soluções para a metrópole.

Como saber a frota de um município?

Os dados mais corretos são os lançados pelo IBGE, já que o instituto verifica com diversos órgãos as informações. Pelo site, https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pesquisa/22/28120, é possível escolher a cidade e verificar o número da frota de carro.

Existem outras formas de saber a frota de carros que circulam em um determinado município, como os portais de sua prefeitura ou Detran, que atualizam periodicamente esses dados.Esses números da frota de carro auxiliam na abertura de comércios, estratégias de vendas e muitas outras formulações comerciais, além de ajudar no estudo de soluções para a cidade e todos os seus moradores.

Qual a média de frota veicular em São Paulo?

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, também conhecido como IBGE, é o órgão com maior veracidade de dados. Ele, realiza suas analises com alta complexidade, para garantir informações verdadeiras para todos.Entre suas medições está o número da frota de carro no estado de São Paulo. Ele é o detentor do maior número de autos circulantes em suas vias. Esse feito é reflexo das atividades e das facilidades que oferece.

A compra dos carros ficou menos rígida, por isso, um cidadão com baixo poder aquisitivo pode parcelar um veículo e passar a utiliza-lo como transporte, diferentemente de décadas atrás, onde os ricos eram os únicos beneficiados.Esse alto número também gera problemas, como o trânsito nas cidades muito populosas e a poluição. Atualmente, os governantes trabalham em busca de uma solução para esses maléficos percalços, mas admitem que isso faz parte do progresso e do crescimento.

Os últimos dados foram colhidos pelo IBGE em 2018, na época, a frota de carros no estado possuía 29.057.749 veículos. Confira as principais categorias e seus números:

  • Automóveis – 18.230.138;
  • Motos – 4.634.274;
  • Caminhões – 678.933.

frota de carros para empresas

Como ver a frota de carros de um Estado?

Todos os estados têm sua frota de carro controlada pelo Detran e, nacionalmente, pelo Denatran. Esses órgãos gerenciam a documentação e a legislação, que inclui condutas e multas.Por esse motivo, eles também detêm os números de autos que circulam nas vias. No entanto, as melhores métricas são geridas pelo IBGE, já que o instituto analisa ainda mais fontes para fornecer a frota de carros de transporte.

O site do IBGE conta com os dados de todos os estados e cidades, além da amplitude nacional. Por meio dele, é possível averiguar cada categoria veicular e suas variações.Qualquer pessoa pode acessar o portal para descobrir se houve uma alta no trânsito de autos ou o número diminuiu, sem que exista a necessidade de realizar cadastros. Essa é a maneira mais assertiva de verificar essas informações. Veja como é simples:

  1. Acesse o site: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/pesquisa/;
  2. Clique na barra, que está localizada no canto superior esquerdo;
  3. Escolha o ano;
  4. Selecione o estado ou cidade em questão;
  5. Escolha o tipo de veículo que busca informações ou veja todos eles.

Pronto! É muito fácil verificar o montante da frota de carro de um lugar. O site ainda conta com campos para a comparação, com os anos anteriores, e as porcentagens pertencentes ao estado selecionado.

Qual a importância das frotas governamentais?

A prestação de serviço do governo para os cidadãos do Brasil, depende de uma série de utensílios, como a frota de carro governamental. Esta serve de instrumento para a execução de muitas tarefas. Existem alguns pontos muito importantes desse tipo de frota, veja:Aumento da qualidade – A qualidade dos serviços prestados pode melhorar com veículos que proporcionem o carregamento de suprimentos e também transporte de pessoas. Não existe um serviço bem feito sem um investimento em transporte;

  • Agilidade – Toda a frota particular do governo promove uma maior agilidade, já que evita que os servidores utilizem transportes coletivos e permite uma exclusividade. Ao pensar nos suprimentos e equipamentos, esse fator é ainda mais satisfatório;
  • Manutenção – Com esses carros, caminhões e demais auto, é possível realizar todos os trâmites e suas manutenções, com rapidez;
  • Produtividade – Por sanar parte do problema de tempo de locomoção, a frota de carro aumenta a produtividade dos colaboradores, assim, o brasileiro pode desfrutar ainda mais dos afazeres governamentais.

Cada estado é responsável por gerir seus autos, além disso, é obrigado a apresentar as informações para os cidadãos. Essa política permite que os gastos sejam feitos com transparência, eles necessitam demonstrar o valor dos abastecimentos, compras e manutenções.Além disso, existem as frotas terceirizadas, que são contratadas de empresas especializadas nesse nicho, essas oferecem manutenção constante e evitar o gasto com a compra. A decisão sobre o melhor tipo de carro é feita pelos governantes.

Assista o Vídeo: