Skip to content

Frota de Caminhões: Entenda de uma vez por todas o que é!





Todos sentiram os efeitos da greve dos caminhoneiros em 2018, onde boa parte da frota de caminhões ficou parada nas principais estradas de todo território nacional.

Antes da paralisação dos caminhoneiros, em 2018, poucas pessoas se davam conta da importância que a frota de caminhões do Brasil tem para a economia nacional, uma visão mudou completamente após a greve.

Por definição, a palavra frota é utilizada para denominar um coletivo de veículos, então, além da frota de caminhões, também existe a de carros, motos, navios, dentre outros.

No entanto, essa definição, no caso de caminhões, costuma ser utilizada para definir o número dos veículos de uma empresa, como, por exemplo, a frota de caminhões da Pepsico, frota de caminhões Casas Bahia, frota de caminhões da Ambev e etc.

A palavra frota, não se refere especificamente aos caminhões, também costuma ser empregada para definir qualquer outro coletivo relacionado ao veículo, geralmente associado a localidade, como a frota de caminhões por estado ou até mesmo de países, como frota de caminhões dos Estados Unidos.




Ainda assim, muitas pessoas possuem dúvidas sobre o que vem a ser de fato a frota de caminhão nacional, como ela é distribuída e gerenciada. Confira abaixo as respostas para essas dúvidas, e os principais questionamentos sobre o assunto:

O que é Frota de Caminhões?

como gerenciar frota de caminhões
Frota de Caminhões: Entenda de uma vez por todas o que é!

A frota de caminhões é a denominação dada ao coletivo deste veículo, seja qual for a sua utilização ou contextualização. Ou seja, o termo pode ser utilizado para a definição do número de veículos de uma empresa, como, por exemplo, frota caminhões Iveco, relacionado a uma pessoa, como frota de caminhões de Eike Batista, a um determinado local, como frota americana de caminhões, ou até mesmo de acordo com uma característica, dentro de um contexto, como uma frota de 800 caminhões a diesel.

Qual a Frota de Caminhões do Brasil?

Segundo uma pesquisa feita pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação), em conjunto com a Empresômetro Tecnologias, a frota nacional de caminhões tem dois milhões de caminhões, eles representam 3,09% do total de veículos nacionais.




O levantamento ainda aponta a terceirização de frota caminhões, com as empresas de logística e transporte de cargas, que figuram entre as principais proprietárias dos veículos de carga terrestre.

Como administrar uma frota de caminhões?

Não existe uma resposta universal sobre como organizar uma frota de caminhões já que, a gestão de frota de caminhões depende de uma série de fatores.

Ela pode ser uma frota própria ou uma destinada a outras empresas, essas referências alteram o número de caminhões e implementos, tipos de execuções, local de atuação, número de caminhoneiros e mais diversas questões.

Felizmente, por meio da tecnologia, já é possível ter uma otimização e controle de frota de caminhões através de programas de computador, confeccionados e estruturados para reduzir custos e aumentar o número de entregas.

comprar frota de caminhões,

Quem tem a maior Frota de Caminhões do Brasil?

Segundo os dados de 2018 do RNTRC (Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas), as empresas de transporte possuem a maior frota circulante de caminhões no Brasil.

Sendo que, entre as 10 maiores frota de caminhões, apenas a JBS S/A, uma das principais indústrias de alimentos do mundo, aparece no ranking, ocupando a quinta posição.

A empresa que possui a maior frota de caminhões Brasil, é a JSL S/A, com 2.122 caminhões e 4.368 implementos, totalizando 6.490 unidades. A companhia é uma das pioneiras do setor, fundada em 1950.Atualmente a maior frota de caminhões Brasil atua em diversos ramos de transporte, prestando serviços de logística para suprimentos, veículos, coleta de lixo e nos mais distintos transportes de cargas.

É importante salientar que essa classificação tem como base o número de caminhões e também o de implementos (gaiola, prancha, baú, etc.), já que a soma destes dois elementos reflete diretamente na quantidade de carga que pode ser transportada por cada corporação.

Mesmo se for desconsiderado o número de implementos, e considerada somente a quantidade de caminhões, a JBS S/A ainda ficaria em terceiro lugar, com 1.149 veículos, e continuaria sendo a única empresa que não pertence ao ramo de transporte a figurar entre as 10 maiores frota de caminhões do Brasil. Enquanto o primeiro posto ficaria com outra empresa de transporte, a Centro Oeste Logística, que possui 2.335 caminhões.

Quais as maiores transportadoras de cargas do Brasil?

Segundo um levantamento feito pela ANTT (Agência Nacional dos Transportes Terrestres) em 2018, ano da paralisação dos caminhoneiros, a frota nacional de caminhões foi gerenciada por grandes empresas e corporações. Sendo que, entre às dez maiores frotas, em número total de veículos, estão as seguintes:

  • JSL S/A – Com 2122 caminhões e 4368 implementos, totalizando 6490 unidades;
  • Ouro Verde Locação e Serviço – Com 1251 caminhões e 2346 implementos, totalizando 3597 unidades;
  • Martelli Transportes – Com 1023 caminhões e 2473 implementos, totalizando 3496 unidades;
  • Centro Oeste Logística – Com 2335 caminhões e 280 implementos, totalizando 2615 unidades;
  • JBS S/A – Com 1149 caminhões e 1420 implementos, totalizando 2569 unidades;
  • HU Transporte Rodoviário LTDA – Com 691 caminhões e 1502 implementos, totalizando 2193 unidades;
  • Comando Diesel Transporte e Logística – Com 756 caminhões e 1408 implementos, totalizando 2164 unidades;
  • Transportes Bertolini LTDA – Com 470 caminhões e 1687 implementos, totalizando 2157 unidades;
  • Transpanorama Transportes LTDA – Com 946 caminhões e 1041 implementos, totalizando 1987 unidades;
  • Expresso Nepomuceno S/A – Com 743 caminhões e 1198 implementos, totalizando 1.941 unidades.

Veja o Vídeo: