Skip to content

3 maneiras de entender sobre Gestão de Frota





Muitas empresas fazem uso da gestão de frotas para estruturar a sua prestação de serviços, para evitar desperdícios e otimizar os ganhos.

Seja para veículos leves, caminhões, ônibus ou qualquer outro meio de transporte, criar e manter uma boa gestão de frotas é um dos pontos principais de qualquer empresa, já que os seus custos e resultados impactam diretamente na qualidade do serviço prestado e também no capital empregado para a manutenção.

Existem os mais diversos modelos de gestão de frotas, onde tudo deve ser considerado. Atualmente, muitas empresas optam pela terceirização da frota, como modo de facilitar esse controle.

Ainda assim, se bem realizado, o gerenciamento de veículos próprios pode assegurar a eficiência e economia de uma frota particular, sem a necessidade de extensos contratos de locação e prestação de serviços.

Confira abaixo as respostas para as principais dúvidas que dizem respeito ao controle e gestão de frotas:

O que é a Gestão de Frota?

gestão de frotas unidas
3 maneiras de entender sobre Gestão de Frota

gestão de frotas é o ramo administrativo responsável por otimizar, da melhor maneira possível, todos os veículos de uma companhia. Ela consiste em gerenciar questões como abastecimento, manutenção, capacitação dos colaboradores, instruções e realização de uma métrica para reduzir os custos e aprimorar os resultados.




Muitas empresas se perguntam como melhorar a gestão de frotas, mas a resposta passa por um gestor capacitado e apto a entender todas as necessidades do setor e cobrar os melhores resultados de cada profissional.

Como funciona a Gestão de Frotas?

O gerenciamento de veículos se inicia com um modelo de política de gestão de frotas, também conhecido como Termo de Responsabilidade, com regras e ações que devem ser seguidas e efetuadas. Basicamente, esse padrão de polícia engloba questões jurídicas, responsabilidades cíveis e criminais, além das regras de uso e conduta para os motoristas.

Em seguida, devem ser tomados os cuidados referentes a gestão de frota e manutenção. Para montar um plano de manutenção, o principal parâmetro tem que ser as especificações presentes no manual do veículo, que, em geral, estipulam prazos e quilometragem para eventuais trocas e manutenção de peças, equipamentos e fluidos.

Eventualmente, mesmo com a manutenção preventiva, é necessário realizar algumas correções, que costumam ser mais caras e com um período de urgência maior. Nesses casos, muitas empresas também optam por um serviço de oficina de manutenção interno, que garante a qualidade dos serviços e de todo material utilizado.




A principal métrica, a respeito de uma gestão de frota eficiente, é a redução de custos que essa é capaz de apresentar. Boa parte desta diminuição de custo está ligada ao combustível do veículo, que representa a maior fatia do custo variável desta gestão.

O controle dos abastecimentos deve ser cuidadoso, com anotações do hodômetro do veículo, quantidade de litros abastecidos, tipo de combustível e valor do abastecimento. Com esse gerenciamento é possível notar qual veículo e motorista tendem a gastar mais combustível, para passíveis de correções. Também pode-se notar qual tipo de combustível é mais rentável e qual posto ou bandeira possui a melhor relação custo-benefício.

Como fazer uma boa Gestão de Frota?

Um bom gerenciamento de frota depende da colaboração e motivação dos motoristas, para que todos os passos sejam seguidos e as regras obedecidas, garantido todos os benefícios da gestão de frotas.

Realizar todas as análises da frota, um dos métodos que apresenta os melhores resultados dentro de uma gestão é a capacitação dos motoristas, para que possam conduzir o auto com segurança e dentro de seus rendimentos mais otimizados, aliado com metas e premiações para os melhores condutores.




No que diz respeito à segurança, a melhor solução é alinhar a gestão de frotas e rastreamento dos veículos, que promove não só a integridade da frota e dos colaboradores, mas também coíbe qualquer conduta indesejada dos condutores.

Vale salientar a importância de alinhar o rastreamento e gestão de frotas, para que qualquer conduta indesejada esteja descrita junto ao termo de responsabilidade do condutor, assim como a sua possível punição.

Qual a importância da Gestão de Frotas para as organizações?

Mesmo as empresas que optam por uma frota terceirizada, ainda contam com os serviços de um gestor de frota, principalmente para evitar os custos excessivos presentes no contrato de locação do veículo.

Ainda assim, a importância da gestão de frotas não fica somente na economia que essa representa para a empresa, mas também no que diz respeito aos cuidados com um bem que pertence à corporação, considerado de extrema importância para o funcionamento pleno de grande parte dos serviços.

gestão de frota de veículos oficiais

Aplicativo de Gestão de Frotas

Muitas empresas fazem uso de um App gestão de frotas, onde os condutores podem anexar fotos e as informações necessárias para o gerenciamento, esse facilita todo o processo e otimiza o tempo dos colaboradores.

Muitos aplicativos ainda informam todas as previsões de revisões e também emitem um alerta quando estas estão próximas.Esses programas costumam ser confeccionados de acordo com a necessidade de cada empresa, pois, são desenvolvidos por uma equipe de programadores especializados nessas questões.

Cursos para aprender a gerir frotas

gestão de frotas é um cargo administrativo, que não conta com um curso acadêmico, mas com diversos cursos de capacitação no setor. Ainda assim, por ser uma área específica, muitas empresas têm que investir na capacitação do seu funcionário, são raros os casos onde é possível encontrar um profissional disponível no mercado de trabalho.

Veja o Vídeo: