Skip to content

O que saber antes de comprar Peças para Caminhão!





Comprar peças para caminhão não é uma das tarefas mais simples, seja por conta do número limitado de estabelecimentos ou devido ao elevado valor dos itens.

Basicamente, as peças para caminhão costumam ter um preço elevado, essa questão se deve basicamente a falta de concorrência no setor. Como se trata de uma comercialização muito específica, não existe um grande número de lojas para garantir uma concorrência maior.

Isso faz com que cada item, dos mais simples ao mais complexo, necessite de um grande investimento por conta dos compradores, esse fator gera uma série de dúvidas e questões no momento da compra.

Para solucionar os questionamentos no momento de realizar um investimento de valor tão elevado, confira abaixo algumas das principais dúvidas que surgem na hora de comprar peças e acessórios para caminhão, acompanhadas das suas respectivas respostas:

É possível comprar Peças para Caminhão na internet?

peças e acessórios para caminhão ford cargo
O que saber antes de comprar Peças para Caminhão!

É plenamente possível encontrar uma loja de peças para caminhão na internet. No entanto, existem alguns pontos de ressalvas, como o frete, já que, normalmente, esse tipo de produto costuma ser pesado e com um grande volume. Esse é um problema corriqueiro, o valor do frete fique muito elevado, inviabiliza boa parte das compras.




Atualmente, as redes sociais possuem um papel importante na divulgação de um site de peças para caminhão, isso, porque muitos caminhoneiros registram e compartilham as suas rotinas de profissão. Com essa visibilidade, a venda de peças para caminhão utiliza estes influenciadores para realizar a publicidade da sua empresa.

Justamente por essa divulgação ser realizada na internet, muitas lojas que só atendiam fisicamente, passaram a realizar grande parte das suas vendas de forma virtual.

Ainda assim, um ponto que requer atenção dos compradores, é a reputação da loja, que pode ser verificada em sites de avaliação, como o Google Maps e também em plataformas de atendimento ao consumidor, como o site Reclame Aqui.

Qual melhor loja autorizada de Peças para Caminhão?

Não há uma resposta correta sobre qual a melhor distribuidora de peças para caminhões, já que essa avaliação depende de uma série de fatores e avaliações pessoais. Ainda assim, é possível ter um bom parâmetro com base nas avaliações anteriores. Para isso, basta seguir os seguintes passos:


    • – Entre em contato com a fabricante das peças e acessórios para caminhão e veja quais são as lojas autorizadas mais próximas;
    • – Acesse a plataforma Reclame Aqui e descarte as piores avaliações e autorizadas com reclamações muito graves;
    • – Vá até o Google Maps e digite o nome das distribuidoras restantes, sempre de olho nas notas e também nos números de avaliação;
    • – Após essa checagem dupla, compareça às lojas restantes ou solicite um orçamento, que pode online ou por telefone;
    • – Por fim e escolha a peça mais acessível e com o melhor prazo de entrega.

    Esses mesmo passos podem ser seguidos para qualquer tipo de compra online, seja em uma distribuidora de peças para caminhões ou até mesmo uma loja de roupa.

    Qual melhor loja de atacado destas peças?

    Como se trata de um setor muito específico, além de possuir uma procura limitada, não é comum encontrar lojas que realizem a comercialização de peças para caminhão em atacado.

    Geralmente, essa negociação é realizada por meio de um representante comercial, que comparece às lojas varejistas com um catalogo de peças para caminhão que ele representa.




    Outra opção valida, é entrar em contato com as fabricantes e solicitar o contato destes representantes. Normalmente, esse tipo de representação é setorizada e sem muita concorrência, onde um profissional é o responsável por comercializar os produtos de diversos fabricantes em uma determinada região.

    peças para caminhão cargo

    Peças usadas de caminhão, vale a pena usar?

    Devido ao elevado custo e da longa vida útil, muitos caminhoneiros recorrem a um desmanche de peças para caminhão, onde é possível encontrar itens usados e seminovos em bom estado de conservação.

    Ainda assim, é importante ter em mente o impacto e os cuidados dessa compra. Como se trata de uma peça usada, comercializada fora dos termos especificados pelo fabricante, essa não possui garantia de uso e relação de sua procedência.

    Outra opção para quem deseja adquirir peças para caminhões antigos, que não são mais fabricadas, é realizar uma busca em plataformas de venda online, como o Mercado Livre e a OLX. Ainda assim, muitos vendedores não oferecem garantia sobre o produto, já que a maioria são pessoas físicas que estão realizando essa comercialização.

    É importante ter em mente que, ao optar por um mercado mais obscuro, o caminhoneiro está alimentando uma rede de comércio que ele não tem conhecimento das suas ações de maneira clara. Tenha muito cuidado ao comparecer em um desmanche e evite comprar peças sem nota fiscal ou de fonte desconhecida.

    Como comprar peças mais baratas?

    Assim como ocorre em qualquer outra compra, adquirir peças e acessórios para caminhão mais baratos não tem segredo. É necessário realizar diversos orçamentos e procurar as melhores ofertas e opções de compra.

    Optar por lojas online geralmente é uma boa opção, uma vez que esses estabelecimentos possuem um custo menor de infraestrutura, em relação à loja física, além de um número inferior de funcionários, isso impacta diretamente no valor final do produto.

    Veja o Vídeo: