Skip to content

Saiba tudo sobre IPVA





Saiba tudo sobre Licenciamento, Detran, IPVA (como consultar valor do IPVA, como consultar IPVA atrasado, fazer o pagamento, proceder com o boleto vencido, consultar débitos de IPVA e do veículo, multas, valor seguro obrigatório de moto e carro). Confira!

Muitas são as dúvidas à respeito do Detran, em especial sobre o “Detran IPVA, “Detran emplacamento” e “Detran boleto IPVA. Além disso, eu mesma já perdi muito tempo pesquisando informações na internet e fazendo consulta IPVA atrasado, sem muito sucesso.




Se você procura informações de como proceder em casos de pagamento de IPVA, IPVA atrasado, licenciamento, consulta DPVAT, IPVA SP, Detran parcelamento de IPVA, débitos e multas do seu veículo aqui você encontra e de forma atualizada.

Foi pensando na facilidade e rapidez para você acessar e ter as informações que precisa sobre os aspectos citados acima que eu criei este artigo.



Você vai observar que as informações foram listadas em um sumário e apresentadas da forma mais clara e objetiva possível, a fim de encurtar o seu caminho.

Confira:

consulta placa

O que é Ipva

É a sigla de “Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores” cobrado anualmente dos proprietários de veículos. Ele é destinado e serve para atender as necessidades financeiras do:

  •  Estado (40%);
  • Município (40%);
  • FUNDEB – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (20%).


Onde faço consulta: Ipva

Para consultar valor do IPVA do ano em questão, a tabela de vencimento ou consultar IPVA atrasado, acesse o site da Secretaria da Fazenda do seu estado.

Aqui você encontra o site da Secretaria da Fazenda de todos os estados:

  • (https://segurodecarroaqui.com.br/seguro-de-carro/secretaria-da-fazenda-link-dos-sites-por-estados-e-como-fazer-consulta/)

consultar Placa de veiculo

Como fazer o pagamento de Ipva – Veículos Usados

O Ipva de veículos usados pode ter desconto quando o pagamento é feito até a data indicada na tabela de vencimentos, conforme final de placa.

Após o vencimento, terá acréscimo de 0,33% a 20% por dia de atraso (dependendo do estado). Além disso, haverá juros da taxa Selic ou 1% por mês (o que for maior).

Ele deve ser pago em bancos autorizados, casas lotéricas ou agências do Correio por meio de:​

  • Código Renavan – guichê do caixa, autoatendimento, internet ou débito agendado;
  • Guia de recolhimento (GARE) – obtida por meio do site da Secretaria da Fazenda no item sistema de emissão​​​ de guia para casos de infração, multa, pagamentos proporcionais e problemas cadastrais no Detran.

consultar situação do veiculo

Como fazer o pagamento de Ipva – Veículos Novos

Por meio de guia de recolhimento, obtida no sistema de emissão de guia no site Secretaria da Fazenda. ​

consultar veiculo

Onde posso pagar o Ipva

Em casas lotéricas, agências do Correio e bancos: Panamericano, Real, Santander, Bradesco, Nossa Caixa, Banco do Brasil, HSBC, Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco, Citibank, Daycoval, Mercantil do Brasil, Rendimento, Safra, Schahin.

debitos de veiculos

 O que pode acontecer se eu não pagar o Ipva? No que interfere?

Os riscos de não pagar o IPVA dentro do prazo são:

  • Você não pode fazer o licenciamento do veículo e quem é pego com o licenciamento irregular, pode ter o carro apreendido e, neste caso, o proprietário deve pagar o IPVA atrasado, os juros e as multas e os gastos dos dias em que o carro ficou parado no pátio do Detran. Caso contrário, o carro vai para leilão;
  • Poderá ser negativado. No caso de dívidas com o governo, a negativação não gera o nome incluído ao SPC ou Serasa, por exemplo, mas na dívida ativa, onde se pode até mesmo perder o bem.

Como pagar Ipva atrasado

  • Acessar o site da Secretária da Fazenda do seu Estado ou do Detran

Ao preencher o campo de identificação do veículo (número da placa e Renavam), você faz a consulta IPVA atrasado, você vai consultar débitos de IPVA. Na verdade, o próprio o site vai te mostrar todos os débitos, inclusive o Ipva atrasado.

  • Emitir a GRD (Guia para Regularização de Débitos)

Pedir no próprio site para uma nova guia ser gerada. Nela constará os valores de pagamento atualizados, correção monetária, cálculos dos juros e multas.

denatran consultas

  • Escolher a forma de pagamento

Escolha a forma de pagamento: pagar integralmente (com desconto de parte dos juros) ou parcelado (tem estados que aceitam até 18x dependendo do valor da parcela, no entanto a incidência de juros é maior).

Quando a opção for o parcelamento é necessário comparecer na Secretaria da Fazenda ou fazer a solicitação através do site do Detran: parcelamento de IPVA.

  • Pagar o imposto

Em uma casa lotérica, banco autorizado, agência dos Correios ou posto de atendimento da Secretaria da Fazenda deve-se efetuar o pagamento integral ou a primeira parcela do valor do Ipva atrasado.

Quando o proprietário escolhe o parcelamento, mas deixar de efetuar o pagamento dos próximos boletos, o proprietário deve comparecer na Secretária da Fazenda para renegociação do Ipva atrasado.

Na renegociação os boletos já pagos são desconsiderados, ou seja, o valor já pago não será perdido. A desvantagem é que as parcelas atrasadas sofrerão incidência de juros.

Segundo o Superior Tribunal de Justiça, a dívida de Ipva atrasado expira em 5 anos. O prazo começa a valer no dia seguinte ao vencimento do imposto.

detran consulta

Qual é a multa do Ipva atrasado ou vencido

O Ipva atrasado ou vencido gera multa diária, além da cobrança de juros por mês, conforme abaixo:

  • 0,33% a 20% por dia de atraso (dependendo do estado);
  • Juros da taxa Selic ou 1% por mês (o que for maior).

A multa diária é contada do primeiro dia após o vencimento até o dia do pagamento.

Confira estas dicas do canal Divida Zero:

Parcelamento de IPVA

O parcelamento do IPVA em dia pode ser feito em até 3 vezes: Janeiro, Fevereiro e Março. Isso não é muita novidade.

As pessoas, no entanto, costumam ter em suas mensagens para a nossa equipe as seguinte frases: “Detran parcelamento de IPVA“, nos perguntando sobre como funciona o parcelamento do IPVA que está atrasado.

Neste caso, a Secretaria da Fazenda permite o parcelamento do IPVA em até 18 vezes e do DPVAT em até 3 vezes, porém a quantidade exata varia por estado e conforme o valor da parcela.

Portanto, para saber a quantidade máxima de parcelamento  do seu estado é necessário ver diretamente na Secretaria da Fazenda do seu estado. Para isso, clique aqui.

Outra frase comum que recebemos é: Detran boleto de IPVA. Aproveitamos para esclarecê-la agora. Para tirar no Detran boleto de IPVA atrasado, é só clicar aqui e escolher o Detran do seu estado.

É importante também você saber que a dívida de IPVA expira em cinco anos. O prazo começa a valer no dia seguinte ao vencimento do imposto.

Confira a dica sobre o parcelamento do IPVA:

Quando existe isenção de Ipva

Alguns veículos são isentos do pagamento do Ipva. São eles:

  • Com potência inferior a 50 cilindradas;
  • Com mais de 20 anos de fabricação;
  • Táxis;
  • Adaptados para portadores de deficiência;
  • Ônibus coletivo que tenha rampa de acesso para deficiente físico;
  • Destinados exclusivamente ao socorro de pessoas e combate de incêndios;
  • De propriedade pública, do governo, sindicais, de partidos políticos, de escolas e de entidades de assistência social sem fins lucrativos.

Onde faço consulta de Ipva pela placa

Para fazer consulta de IPVA por placa, consulta do veículo, consulta de IPVA 2019 SP, visite o site do Detran do seu estado e escolha a opção “veículos”. Nela você terá a opção de fazer a pesquisa conforme a placa do veículo.

ipva consulta

Como consultar débitos de veículos

Para consultar débitos de veículos, também conhecida como consulta Renavam, é necessário você inserir o Renavam e a placa do veículo no item débitos de veículos no site da Secretaria da Fazenda do seu estado. Isso vai te permitir saber todos os débitos, inclusive vai te permitir consultar o IPVA e consultar débitos de IPVA.

Porque existe licenciamento

Além do Ipva e do Seguro DPVAT é obrigatório também pagar o licenciamento.

O licenciamento quando pago gera o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) que torna legal o uso do carro.

Ou seja, o licenciamento trata-se de uma condição anual obrigatória que garante o uso do carro dentro da lei.

detran ipva

Quantos impostos tenho que pagar para o meu carro

Basicamente 3 impostos anuais:

  • Ipva – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores;
  • Seguro DPVAT – Seguro para Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre;
  • Licenciamento – Imposto que garante a utilização do seu carro dentro do previsto pela lei.

renavam consulta

Quando tenho que pagar pelo Ipva, Seguro DPVAT e Licenciamento

O pagamento anual do Ipva e do Seguro DPVAT é realizado no mês de janeiro, podendo se estender para o primeiro trimestre em caso de parcelamento.

O pagamento anual do Licenciamento pode ser feito no começo do ano, juntamente com o Ipva e o Seguro DPVAT como também no decorrer do ano de acordo com a placa do carro:

  • Placa com final 1 – Abril;
  • Placa com final 2 – Maio;
  • Placa com final 3 – Junho;
  • Placa com final 4 – Julho;
  • Placa com final 5 – Agosto;
  • Placa com final 6 – Agosto;
  • Placa com final 7 – Setembro;
  • Placa com final 8 – Outubro;
  • Placa com final 9 – Novembro;
  • Placa com final 0 – Dezembro.

secretaria da fazenda ipva

Sem o pagamento do Ipva e do Seguro DPVAT é impossível fazer o licenciamento de qualquer veículo.

O licenciamento pode ser feito através do Detran ou do Correios. Ao fazer o pagamento  o proprietário recebe o documento em sua própria residência.

A consulta licenciamento na questão de valores deve ser feita através do site do Detran.

 Qual o valor do seguro obrigatório DPVAT

O valor do seguro DPVAT não poderá ser parcelado para nenhuma categoria de veículo a partir de 2018.

Isso porque segundo a Resolução CNSP 332/2015 o valor mínimo de R$ 70,00 por parcela não será atingido.

Confira o valor seguro obrigatório de moto, o valor do seguro obrigatório de carro, enfim, o valor do seguro obrigatório (DPVAT 2019) conforme a categoria do veículo:

  • Ciclomotores: R$ 57,61 (à vista)
  • Motos e Motocicletas: R$ 185,50 (à vista)
  • Automóveis, táxis, carros de aluguel e carros de auto escola: R$ 45,72 (à vista)
  • Caminhões, caminhonetes de até 1.500kg de carga e máquina de terraplanagem: R$ 47,66 (à vista)
  • Ônibus e micro-ônibus com lotação não superior a 10 passageiros (com ou sem cobrança de frete): R$ 103,78 (à vista)
  • Ônibus e micro-ônibus com cobrança de frete: R$ 164,82 (à vista)
  • Carros de reboque e semi reboque: Isento

Para saber a data de pagamento do seguro DPVAT do seu veículo (prazo seguro DPVAT), clique aqui.

consulta placa detran
consulta placa detran

 Como funciona o emplacamento

O Detran emplacamento é um passo essencial para aqueles que conquistam carros e motos novas. Como o próprio nome diz, esse processo é feito por meio do Detran de cada Estado, responsável por emitir onde as placas.

Se você está adquirindo um carro da própria cidade em que reside, o emplacamento não é necessário. Se o carro é zero ou de outra cidade, você deve seguir os seguintes passos para o Detran emplacamento:

  • Providenciar os documentos: original e cópia do RG, CPF, CNH, comprovante de residência, nota fiscal da concessionária com o decalque do chassi (se zero);
  • Pagar a taxa de serviço de emplacamento no Detran;
  • Retirar e fazer o emplacamento conforme orientação do Detran.

Como é feito o cálculo do IPVA

Calcula-se o ipva de acordo com o tipo de veículo, cuja alíquota é definida pelo estado com base no valor venal do carro e da Tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas): (https://veiculos.fipe.org.br/), tendo uma variação na teoria entre 1% e 4%, mas entre 2% e 4% na prática, porque nenhum estado pratica a alíquota mínima de 1%.

No Rio e em São Paulo a alíquota é de 4% da tabela Fipe. No Paraná a alíquota é de 2% da tabela Fipe.  Este é um exemplo para mostrar que um carro econômico estimado em R$ 30 mil pela tabela terá em SP e RJ o valor de R$ 1.200,00 do IPVA, enquanto no PR, o valor do IPVA terá o valor de R$ 600,00. Ou seja, metade do preço.

Para fazer o cálculo do IPVA você pode consultar a Tabela Fipe Online, que disponibiliza a média de preços de veículos novos e usados fabricados a partir de 1985.

Aplicativo IPVA

Agora os órgãos de trânsito de alguns estados contam com aplicativo para informações relacionadas ao seu carro, em especial, Ipva.

Para baixar o aplicativo e consultar IPVA 2019, basta acessar o Google Play: (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.sp.detran.consultas&hl=pt_BR) e pesquisar pelo Detran do seu estado, vai aparecer para você a informação, conforme esta imagem em que pesquisei pelo Detran de SP:

Importante: Se você digitou certinho, mas não apareceu do seu estado é porque ainda não está disponível.

Bom… espero que este artigo tenha auxiliado você com relação à informações que você precisa relacionado ao IPVA do seu veículo.