Skip to content

Consulta IPVA





Com os serviços de Consulta IPVA, é possível encontrar informações acerca de valores, vencimentos, etc. Saiba como fazer isso tudo.

O ipva 2019 já passou e agora a preocupação é o ipva 2020. E claro, as buscas pelos serviços de consulta de ipva já começara a ser feitas de forma massiva na internet. Afinal, todos querem “puxar ipva” para se preparar para o pagamento.

Assim, com a intenção de lhe ajudar com a sua consulta do ipva apresentaremos neste post algumas dicas muito eficientes. Com essas informações, você não terá quaisquer dificuldades para saber mais sobre valores, vencimentos, etc.




Então, não deixe de conferir este pequeno guia com as informações mais importante e as dúvidas mais frequentes relacionadas à ipva, mais especificamente, relacionadas à consulta do ipva.

Vamos começar?

Onde e como fazer consulta de IPVA

Consulta IPVA

Para começar, o raciocínio mais lógico, quando o assunto é pesquisar ipva é recorrer aos sites dos “detrans” de cada estado.

Nesses sites, será possível encontrar tabelas de vencimento, sistemas de ipva consulta e muito mais. Aliás, cabe ressaltar que há como consultar ipva de moto com as mesmas ferramentas.




É sempre bom lembrar que os sistemas que permitem puxar ipva para pagar exigem alguns documentos distintos. Isto é, antes realizar qualquer pesquisa, é bom garantir que os documentos estarão em suas mãos.

Consulta de IPVA com CPF

Conforme foi dito, quando o assunto é descobrir como puxar ipva é possível fazer uso de diversos documentos. Um exemplo sempre muito útil é o CPF. Essa modalidade de pesquisa é interessante, pois ela relaciona todos os veículos vinculados a uma única pessoa física.

Desse modo, aqueles que possuem diversos veículos ou costumam realizar transações constantes podem ter um relatório completo das suas “posses”.




No entanto, não são todos os detrans que oferecem esse tipo de pesquisa. Em alguns casos, será necessário recorrer a site privados.

Consulta de IPVA pela placa

Puxar ipva pela placa é, muito provavelmente, a prática mais comum. Afinal, o número da placa é memorizado com grande facilidade e não faltam opções de serviços que realizam as buscas dessa maneira.



Na maior parte dos sites dos Detrans de cada estado, a placa e o Renavam são os dados mais solicitados.

De qualquer modo, há como consultar ipva de moto ou carro pela placa em diversos sites diferentes. Inclusive, muitas dessas opções são totalmente gratuitas.

Consulta de IPVA pela placa

Consulta de IPVA de outro estado

No caso dos impostos relacionados a outros estados, a ideia básica continua sendo a mesma. Contudo, será necessário verificar o estado ao qual o veículo pertence.

Por exemplo: digamos que você queira puxar ipva de moto do estado do Paraná. Estando no Rio de Janeiro, bastará inserir os dados solicitados pelo Detran-PR, no site do Detran-PR.

Obviamente, como existem muitos serviços na internet, é possível consultar ipva de moto ou carro em bancos de dados nacionais. Nesse caso, é bom lembrar que haverão serviços pagos ou gratuitos. Geralmente, os serviços com bancos de dados nacionais cobram uma pequena taxa.

Consulta IPVA

Por fim, como o objetivo é consultar ipva da moto, consultar Renavam da moto, e também dos carros, para o ano de 2020, as buscas devem ser refinadas com a inclusão do referido ano entre os termos.

Assim, quando for pesquisar no Google, será necessário apresentar termos como “puxar ipva de moto (ou carro) 2020”; ou “consultar ipva moto (ou carro) 2020”. Com isso, você não terá problemas.

Em síntese, este post foi feito com o intuito de apresentar as muitas opções para que você possa realizar uma boa consulta ipva.

Conforme pôde notar, as consultas podem ser realizadas de formas fáceis e muito ágeis. Por fim, esperamos que você consiga utilizar as dicas apresentadas com muita eficiência. Boa sorte com as suas pesquisas e até a próxima!

Deixe Aqui Abaixo seu Comentário