Skip to content

Você pode Consultar o IPVA Atrasado

Para você que vai consultar IPVA atrasado e está em dúvida de como fazer, veja como é possível e fácil estar fazendo isso.

Antes de continuar, gostaria de informar aos leitores que nosso objetivo é auxiliá-lo com informações mais precisas sobre o assunto. Mas nosso site não é o oficial nem tem ligação com as empresas ou marcas citadas.




IPVA é um daqueles impostos que temos que pagar todos anos quando possuímos algum tipo de veículo. Como seu pagamento não tem uma data fixa e esta é definida pelo final da placa do carro, e ainda com tantos tributos a pagar pode acontecer dele ficar atrasado, não é mesmo?

E aí vem algumas dúvidas de como consultar o IPVA se ele estiver atrasado. Do tipo, qual o site? A melhor forma de consulta? Que documentos são necessários? E neste artigo, vamos estar explicando como consultar o IPVA atrasado.



Consultar IPVA atrasado pelo Renavam

Deixar o IPVA atrasar pode acontecer com qualquer pessoa. E para fazer sua consulta existem algumas formas, porém a mais comum é consultar o IPVA pelo Renavam.

Geralmente as consultas são feitas pelo site da secretaria da fazenda do seu estado, no site do Detran ou de algum outro órgão.




Entretanto, para facilitar a procura, você pode fazer isso por meio da busca no Google, como por exemplo consultar IPVA atrasado pelo Renavam MG. Pois dessa forma irá aparecer a página que precisa para estar realizando a consulta.

Só para exemplificar um pouco melhor, no estado do Paraná a consulta do IPVA atrasado apenas com Renavam é feito por meio deste link: (https://www.extratodebito.detran.pr.gov.br/detranextratos/geraExtrato.do?action=iniciarProcesso) que ainda permite que seja visto outros débitos.

ipva atrasado consulta
Coprodução / Google Internet

Consultar IPVA Atrasado pela Placa

A saber mais sobre como consultar IPVA atrasado, um outro jeito também é utilizando a placa do carro.

Primeiramente, antes de mais nada existem alguns órgãos que podem pedir a consulta utilizando obrigatoriamente as duas informações o renavam e a placa do carro.

Assim acontece, por exemplo na consulta de IPVA atrasado SP que é realizado por meio deste link (https://www.ipva.fazenda.sp.gov.br/IPVANET_Consulta/Consulta.aspx).

As duas informações são os números de identificação do seu veículo, por isso os órgãos irão normalmente fazer a consulta por meio deles.

Lembre-se que é o final da placa que determina quando o pagamento do IPVA do veículo deverá estar sendo realizado.

Consulta IPVA Atrasado pelo CPF

E ainda uma outra forma de se consultar IPVA atrasado é utilizando o CPF do proprietário do veículo.

A Secretaria da Fazenda do Estado do Maranhão dá esta opção para que se faça a consulta com o CPF e o chassi. (https://aplicacoes.ma.gov.br/ipva/jsp/consultaDebitosIpva/consultaDebitosIpva.jsf).

Por outro lado, em Santa Catarina no site do Detran (https://consultas.detrannet.sc.gov.br/servicos/consultacpfcnpj.asp), apenas com o número do CPF é permitido consultar os veículos que contam como sua propriedade e que você deve pagar o IPVA e outros tributos.

Em alguns estados pode ser que peça as três informações o CPF, Renavam e a Placa do carro.

Como fazer Consulta IPVA Atrasado

Diante dessas informações a consulta do IPVA atrasado deve ser por meio do site dos órgãos competentes do seu estado.

Caso tenha dificuldades de encontrar a consulta pelo site, como já foi dito anteriormente pode fazer uma busca pelo Google, isso deve facilitar no momento da consulta.

Em principio esteja com CRLV ou o CRV em mãos pois neles constaram o Renavam e a Placa do carro o que normalmente são pedidos para que você consiga ver o IPVA atrasado e o seu valor atualizado.

consultar valor ipva atrasado
Coprodução / Google Internet

Para exemplificar melhor, se pesquisar como consultar IPVA atrasado pela placa RS esse será o link certo para fazer a consulta (https://www.portaldetransito.rs.gov.br/dtw2/app/servico/rpv/consulta-rpv-form.xhtml).

Na própria página explica aonde estão localizado as informações do código Renavam e da Placa, os quais serão usadas para estar sendo realizada a consulta.

Onde fazer Consulta IPVA Atrasado

  • E onde consultar o IPVA atrasado? Em alguns estados essa consulta é feita pelo site da secretaria de fazenda. Como é o caso por exemplo do estado do Mato Grosso: (https://www.sefaz.mt.gov.br/ipva/emissaoguia/emitir).
  • Já a consulta de IPVA atrasado Rio de Janeiro, é feito pelo site do Banco Bradesco: (https://banco.bradesco/html/classic/produtos-servicos/mais-produtos-servicos/pagamentos.shtm).
  • Em alguns casos como do estado do Amapá as consultas são feitas pelo site do Detran: (https://www.detran.ap.gov.br/detranap/veiculo/consulta-de-veiculos/).
  • E em Rondônia a consulta é feita pelo site da secretaria de estado de finanças (https://portalcontribuinte.sefin.ro.gov.br/Publico/ConsultaRenavam.jsp).

Mas, em todos os casos haverá uma página no site de algum órgão para que seja feita a consulta e emissão da Guia de pagamento com os valores atualizados.

Além disso, outros tributos relacionados a quem possui algum tipo de veículos possivelmente são consultados e emitidos por essa mesma página.

Veja também o vídeo: