Skip to content

Cota Única do IPVA é a chance de pagar menos!





Saiba tudo sobre o que envolve a cota única IPVA e garanta o desconto.

A cota única IPVA pode ser uma forma de você pagar menos ao realizar o pagamento desse imposto. Receber um desconto sempre é algo bom.

E você pode contar com esse benefício ao pagar esse tipo de imposto de uma única vez, além é claro, de outros benefícios. Dessa maneira, é importante você saber dessa possibilidade para se livrar de uma vez do pagamento do IPVA, organizar as contas e descobrir como gastar menos.  Quer saber mais sobre assunto?

Continue lendo esse artigo, pois será explicada exatamente o que você precisa saber:

O que é a Cota Única do IPVA?

cota unica ipva 2019 df
Cota Única do IPVA é a Chance de Pagar Menos!

A cota única IPVA é quando o proprietário de um automóvel decide por pagar todo o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores de uma única vez só.




Para muitos é vantajoso optar por pagar o IPVA em cota única, já que esse tipo de pagamento pode proporcionar benefícios. A cota única de IPVA fornece um desconto para quem optar por realizar o pagamento todo.

Sendo assim, os economistas recomendar realizar o pagamento do boleto IPVA cota única, pois além do desconto proporcionado, o dono do veículo ficará livre de uma conta e de atrasos devido a eventualidades.

Portanto, se você possui a oportunidade de pagar cota única IPVA, não deixe de realizar o pagamento. A cota única IPVA 2021 já se encontra disponível desde o dia 08 de janeiro e a Secretária da Fazenda (SeFaz) já disse que a emissão do boleto pode ser realizada por quem for pagar nesse modo de pagamento.

Por outro lado, há alguns economistas que avaliam o desconto fornecido como algo pequeno e não suficiente para que esse imposto seja pago de uma única vez. Dessa forma, cabe ao dono do veículo analisar a sua situação para decidir como fara o pagamento.

Como solicitar a Cota Única do IPVA?

Se você decidiu pagar a cota única de IPVA deseja saber como conseguir solicitar esse boleto, não é mesmo? Afinal, é uma boa ideia se beneficiar de um desconto de 10%. Dessa maneira, será necessário que você tenha acesso ao boleto cota única IPVA.




E o que devo fazer para conseguir solicitar esse boleto? É muito simples e os passos não são complexos, veja o passo a passo abaixo e pague a cota única IPVA.

  1. Você deverá acessar ao site da Secretária da Fazenda do seu estado e verificar se já está disponível; ( Por exemplo, São Paulo- https://www.ipva.fazenda.sp.gov.br)
  2. Será necessário buscar pela “Espaço do Contribuinte”, que pode variar de um site para outro;
  3. Ao encontrar essa sessão, é necessário que o solicitante encontre a opção “IPVA”;
  4. Em seguida, para continuar o processo, encontre a opção “Emissão de Boletos”;
  5. Será necessário informar tanto o Renavam do carro como também qual é a placa do veículo;
  6. Após disponibilizar essas informações, o solicitante terá em mãos o boleto e poderá pagar a cota única IPVA 2021.

Você também poderá optar com conseguir esse boleto nas Centrais Já, para isso você deverá dirigir-se até uma agência física e solicitar o boleto.

Quer saber qual é o vencimento cota única IPVA? Fique atento no tópico a seguir para saber até quando o desconto será ofertado para você.

tabela cota unica ipva

Qual o prazo do IPVA Cota Única em 2021?

Há um prazo para realizar o pagamento cota única IPVA, sendo assim, se você deseja pagar esse imposto e receber o desconto que é proporcionado, deverá respeitar o prazo estipulado.




O fim do prazo para pagar a cota única IPVA 2021 no estado de São Paulo é a seguinte:

  1. Placa final 1: 09/01;
  2. Placa final 2: 10/01;
  3. Placa final 3: 13/01;
  4. Placa final 4: 14/01;
  5. Placa final 5: 15/01;
  6. Placa final 6: 16/01
  7. Placa final 7: 17/01;
  8. Placa final 8: 20/01;
  9. Placa final 9: 21/01;
  10. Placa final 0: 22/01;

Portanto, IPVA cota única com desconto possui esses prazos de pagamento para quem mora em São Paulo.

As datas variam de estado para estado, dessa forma, é essencial que você consulte a tabela do seu estado, essa divulgada acima é apenas um exemplo de como funciona.

Este procedimento tem desconto? Descubra!

Sim, como já dito há desconto para quem opta por pagar cota única IPVA, por isso é um meio de pagamento vantajoso.

No entanto, o desconto também pode variar, sendo que em alguns estados chega até 10%, mas em outros o desconto proporcionado é de apenas 3%, dessa maneira, é importante consultar em seu estado.

Mas além do IPVA cota única com desconto, há sempre a vantagem de se livrar de um problema pagando todo o valor de uma única vez, não é mesmo?

Há também a cota única IPV sem descontos, que é quando você paga tudo de uma vez só, mas não conta com o desconto proporcionado.