Skip to content

A verdade sobre o IPVA de Veículo Roubado!

Dúvidas sobre o IPVA de veículo roubado, são mais comuns do que você imagina. Se você também tem dúvidas sobre esse assunto, continue a leitura e fique bem informado. Afinal, o IPVA veículo roubado é um assunto que sempre causa muitas dúvidas. Confira como solicitar o reembolso do valor e os documentos necessários para essa ação!

O IPVA veículo roubado sempre é um tema que causa dor de cabeça aos donos de automóveis. Afinal, se trata de um boleto que, além de lembrar do furto, comumente é paga, mesmo que não tenha mais a posse do carro ou moto.

Ter um veículo roubado é algo que causa bastante preocupação e se torna um verdadeiro trauma na vida do cidadão. Afinal, o custo de um automóvel é muito alto.

Além disso, na maioria das vezes, dependemos deles pra tudo em nosso dia a dia. Sendo assim, vê-lo ir embora e ficar na dúvida se conseguirá recuperá-lo é muito estressante e aborrecedor.

Sabendo disso, separamos aqui vários fatos que você precisa saber sobre veículo roubado não paga IPVA, como acionar esse benefício e se certificar de que não ficou com uma conta em aberto. Desse modo, caso tenha perdido seu veículo, conseguirá se livrar de mais essa burocracia. Confira abaixo!

IPVA de Veículo Roubado deve ser pago?

Restituição IPVA Veículo Roubado
Restituição IPVA Veículo Roubado

A resposta para essa pergunta é bem simples: caso o proprietário possa provar judicialmente que não é mais dono do veículo, não precisa pagar o IPVA referente ao ano atual.

Como prova, são aceitos boletim de ocorrência, bem como demais documentos advindos da investigação e caso possua seguro, um documento comprovando a posse do carro da seguradora.

Como cancelar IPVA de Veículo Roubado?

Se a sua dúvida é sobre se veículo roubado gera IPVA, pode ficar tranquilo, pois a resposta é não. Depois de ter realizado um comunicado oficial do roubo ou do furto, o sistema do DETRAN não deverá gerar mais a conta em seu nome.

Caso comece a receber notificações de cobrança, o ideal é entrar em contato com o órgão e explicar a situação.

No entanto, se o IPVA foi pago até a metade do ano, ou seja, junho, existem ainda outras formas para conseguir a devolução IPVA veículo furtado.

Posso receber o valor de volta?

Sua dúvida é relacionada ao recebimento do valor: Posso receber o valor de volta? Continue a leitura.

O IPVA é, em linhas gerais, um imposto pago por ter a posse de um veículo e a permissão de utilizá-lo durante todos os dias do ano.

Sendo assim, ao ter seu automóvel roubado, não faz nenhum sentido continuar pagando esse valor anualmente. Desse modo, quem não está com o carro ou moto em mãos, não precisa pagar nada.

No entanto, existe uma parte melhor ainda relacionada a essa questão. Quem já pagou a taxa antes no mês de junho do mesmo ano, tem direito a pedir a restituição do valor. As regras para isso dependem de cada estado do país, bem como da legislação imposta.

Porém, comumente a quantia devolvida não é equivalente ao total pago pelo imposto nos meses anteriores. Apenas uma porcentagem é calculada e devolvida diretamente na conta do ex proprietário do automóvel.

Recuperar IPVA de Veículo Roubado

Como solicitar o reembolso do IPVA de carro Roubado?

Muita gente pensa que esse processo é extremamente burocrático, assim como todos os outros que envolvem devolução de valor financeiro por parte do governo. No entanto, entender como recuperar IPVA de veículo roubado não é nada difícil e pode ser realizado de diversas maneiras, quase todas simples e práticas.

Por exemplo, a restituição IPVA veículo roubado em São Paulo, comumente é feita automaticamente no fim do ano atual. Sendo assim, ao ter seu automóvel furtado, o cidadão não precisa se preocupar em correr atrás para ter o valor que é seu por direito.

No entanto, vale ressaltar que essa ainda é um sistema em implementação, o que pode resultar em falhas. Por isso, fique sempre atento em sua conta bancária.

Em outros locais do país, a restituição do valor ainda não é automática. Portanto, a melhor dica é comparecer diretamente em algum órgão público para se informar quais são os procedimentos essenciais a serem tomados.

Com a implementação da tecnologia, os processos estão ficando cada vez mais simples. Em vários estados do país o valor pode ser solicitado diretamente no site do órgão responsável.

Como posso provar roubo? 3 Documentos que não podem faltar!

Sabendo de tudo isso sobre reembolso IPVA veículo roubado, com toda a certeza você deseja solicitar o seu, caso esteja passando por essa situação, não é mesmo? No entanto, como citado anteriormente, para conseguir o valor de volta é necessário ter uma prova com validade judicial comprovando que o veículo não está mais em sua posse.

Sendo assim, vale conhecer o que é necessário apresentar para a justiça nesse caso:

  • Registro do boletim de ocorrência realizado. É aceito a via emitida diretamente pela delegacia ou o comprovante de boletim online, emitido pelo site do DETRAN;
  • Documentos pessoais, como RG, assim como sua Carteira Nacional de Habilitação de um comprovante de residência;
  • Os documentos do carro não são obrigatórios, pois podem ter sido roubados juntamente com o veículo. No entanto, podem ser solicitados em alguns casos.

Se você precisa saber mais sobre ressarcimento de IPVA veículo roubado, vai gostar desse vídeo!

E se você ama estar sempre por dentro do mundo dos veículos, legislação e demais temas, conheça nosso site → IPVA e DETRAN. Através dele, você fica sempre bem informado sobre esses assuntos!