Skip to content

Parcelamento IPVA





As opções de Parcelamento IPVA podem ser boas opções para os orçamentos apertados ou dívidas atrasadas. Sendo assim, não deixe de saber mais sobre isso.

O pagamento de ipva costuma ser marcado por diversos contratempos. Afinal, nem todos conseguem ser precavidos para separar os valores antes do tempo. E claro, sempre é possível acontecer algum imprevisto.

Para motoristas que se encaixam nestas situações, felizmente, há como pagar ipva através de algumas modalidades de parcelamento.




Para falar um pouco mais sobre o parcelamento de ipva, resolvemos criar este post. Conforme irá notar, reunimos dicas muito interessantes e aplicáveis às mais diversas situações.

Não deixe de conferir, pois o pagamento do ipva não será mais um problemas se usar essas dicas.

Confira:

Como fazer o parcelamento do IPVA

Parcelamento IPVA

O valor do ipva pode ser um belo exercício para aprender sobre custos de oportunidade. Pense bem: seria melhor pagar o valor ipva integral com desconto ou pagar em parcelas e não ter desconto?

Nesse caso, tudo depende. Se você agiu com precaução e considerou essa despesa no orçamento, a cota única será a opção. No caso contrário, pagar em parcelas pode ser uma forma de não sofrer com uma descapitalização muito grande.




Sendo assim, você como deve se lembrar da consulta ipva  o parcelamento é uma opção que pode ser selecionada facilmente. No caso, bastará selecionar a opção imprimir boleto ipva da Cota 1. Depois disso, o sistema irá entender que você optou pelo parcelamento ipva.

Ademais, para as dívidas que já vêm se acumulando, o ipva pagamento poderá ser realizado através dos programas que alguns Detrans e as Secretarias de Fazenda de cada estado costumam promover.




Desse modo, se o seu valor ipva em débito já está muito alto é possível recorrer aos programas de parcelamento ipva dessas entidades.

Saiba mais neste vídeo::

2ª via de parcelamento do IPVA

Uma vez realizado o parcelamento ipva, algumas ações como emitir ipva, 2 via ipva poderão ser realizadas do mesmo modo que foi feita a consulta inicial. Obviamente, caso o boleto esteja vencido, ao consultar valor do ipva você perceberá que tudo já foi devidamente atualizado.



E mais, no caso dos programas de parcelamento especiais, será necessário ir até as páginas especiais indicadas pelos programas de parcelamento ipva. Geralmente, os sites dos detrans e das secretarias de fazenda apresentam os locais corretos.

Onde parcelar o IPVA

Como foi dito, o parcelamento ipva pode ser feito de forma quase automática. Por exemplo, quando você for realizar a consulta ipva, encontrará todas as informações. Mesmo assim, para quem deseja descobrir como saber o valor do ipva, bastará seguir os seguintes passos:

  • Entre no site do Detran do seu estado;
  • Encontre a opção para gerar boleto ipva;
  • Quando a tabela ipva com valores e vencimentos for apresentada, procure pela opção Cota 01;
  • Selecionando a Cota 01, bastará imprimir ipva. Com isso, você estará aceitando o parcelamento. E poderá conhecer o valor das outras cotas.

Como parcelar o IPVA no Cartão de Crédito

Nos últimos tempos, a melhor notícia para quem não sabe como pagar o ipva foi descobrir que alguns estados já estão aceitando o pagamento com o cartão de crédito. Dessa maneira, o parcelamento ipva acaba assumindo um número maior de parcelas e “pesando” muito menos nos orçamentos.

Contudo, é bom lembrar que nem todos os estados possuem essa opção. No Rio de Janeiro, por exemplo, o processo já foi autorizado, mas ainda está em processo de implantação.

Aliás, uma dica interessante para o Rio é a empresa “Deixa Que Eu Pago”. Com o serviço da empresa, é possível apresentar o seu boleto ipva, realizar uma simulação e verificar o valor das parcelas.

Caso aceite a proposta deles, o seu boleto será pago integralmente pela empresa e você deverá reembolsá-la. Lembrando que existem juros no serviço. Mas pode ser uma boa opção, dependendo da situação.

Como parcelar IPVA vencido

Por fim, se o seu ipva boleto estiver vencido, ainda será possível imprimir as cotas. No entanto, se os valores já estiverem acumulados há um bom tempo, é sempre uma boa ideia procurar pelos programas de parcelamento.

Conforme destacamos, esse parcelamento ipva especial poderá ser encontrado nos sites dos Detrans ou das Secretarias de Fazenda de cada estado. Enfim, vale a pena conferir.

Em síntese, este post abordou o tema do parcelamento ipva a fim de lhe oferecer opções para quitar as dívidas relacionadas a esse imposto.

Por isso, esperamos ter ajudado e desejamos boa sorte om os seus pagamentos e processos de regularização. Até a próxima.

Deixe Aqui Abaixo seu Comentário