Skip to content

LICENCIAMENTO





O Licenciamento Anual é uma das obrigações dos proprietários de veículos. Neste post, você ficará sabendo tudo sobre esse assunto. Não Perca!

Dentre as muitas obrigações que os proprietários de veículos possuem, a obtenção do licença anual de veículos é uma das tarefas mais importantes.

Afinal, e com a licença de veículos, que os órgãos fiscalizadores garantem que os automóveis estejam dentro das normas. Isto é, trata-se de um procedimento essencial para evitar quaisquer problemas com as leis de trânsito.




Sabendo disso, resolvemos criar este pequeno guia para quem está se preparando para obter a licença 2019. Com isso, você terá uma boa série de informações acerca dos procedimentos, consultas e do valor da licença. Portanto, não deixe de acompanhar até o fim.

Confira:

Licenciamento como funciona | como fazer pela internet





De modo geral, o chamado “licenciamento veículo” funciona de um modo bem simples. Ou seja, os procedimentos se resumem a:

  • Realizar a consulta licença de veículos com o intuito de verificar as datas para a realização dos procedimentos;
  • Nessa consulta, será disponibilizada uma tabela de vistoria para licença com os meses em que o procedimento deverá ser realizado;
  • Após emitir e pagar a taxa de licença, bastará agendar a vistoria.

Conforme pôde perceber, o processo é bastante simples. Contudo, é bom lembrar que os procedimentos podem ser feitos pela internet. Para realizar essa “licença online” será necessário verificar os site do Detran da sua região. Por exemplo, qualquer busca por “licença sp” ou “licença de veículos sp” levará o interessado até o site do Detran SP. Lá, será possível encontrar todas as opções para prosseguir com o procedimento. Ademais, existem alguns sites de despachantes que podem ajudar a agilizar tudo.

Saiba mais sobre a consulta neste vídeo:

Licenciamento qual o mês | tabela de licenciamento | quando vence o licenciamento

Como dissemos, a licença detran tem uma tabela com as datas para sua obtenção. Aliás, nesse caso também é importante ressaltar que as datas variam em cada estado. Desse modo, é necessário realizar buscas como “consulta licença de veículos” ou “detran licença tabela”, por exemplo.

Licenciamento

Assim, poderá encontrar as informações acerca dos vencimentos da “detran licença”. De qualquer forma, apenas para esclarecer, as datas são definidas em função no último número das placas dos veículos. Isto é, no Rio de Janeiro, por exemplo, as placas terminadas em 8 e 9 terão o licenciamento vencido em 29/09. Então, não deixe de pesquisar sobre as tabelas do seu estado.

Licenciamento qual o valor | taxa de licenciamento | onde pagar

Quando você realizar a sua consulta de licença, o site do Detran da sua região irá apresentar todos os procedimentos a serem seguidos. No meio desses processos, você encontrará as informações necessárias para emitir o boleto da taxa de regularização.

Novamente, cabe ressaltar que os valores e processos podem variar em função do estados. Felizmente, todas as informações também são apresentadas nos sites dos respectivos “detrans”. Aliás, o valor médio não ultrapassa a faixa dos R$ 200,00. Porém, é bom lembrar que estamos falando da licença anual padrão, já que existem outros tipos de licenças, como a fepam licença que podem exigir valores adicionais.

Ademais, é bom lembrar que alguns estados costumam agilizar os processos se o pagamento for feito em determinada instituição financeira. No Rio de Janeiro, por exemplo, o Bradesco é mais indicado para “pagar licença”.

Porque o licenciamento não foi emitido

Por fim, agora que você já sabe como pagar licença, podemos falar sobre o certificado de registro e licenciamento de veículo (CRLV). Isto é, o documento que comprova que todos os procedimentos foram realizados de acordo com a lei.

Em relação ao documento, o mais importante a saber é o que fazer nas ocasiões em que ele não é emitido. Novamente, nos sites dos detrans de cada região, será necessário “consultar licença” para verificar quais foram os impedimentos para a emissão do documento. Dessa forma, procure pela seção de ajuda nos sites ou dirija-se até uma unidade do Detran. Muitas vezes, o documento foi emitido, mas por problemas de endereço, ele foi entregue.

Licenciamento

Em síntese, este post tratou de falar um pouco sobre os processos relacionados ao licenciamento anual de veículos. Como pôde notar, embora cada estado tenha as suas regras, tudo funciona de uma forma muito semelhante. Enfim, esperamos que as dicas apresentadas aqui tenham sido úteis e que você consiga obter o seu CRLV sem dificuldades. Boa sorte!