Skip to content

Descubra se é possível Antecipar Licenciamento veicular!





Antecipar licenciamento pode ajudar muito quem precisa fazer uma viajem e não poderá realizar o pagamento na data certo, ou até mesmo aqueles que sempre esquecem de fazer o licenciamento e podem ser surpreendidos ao serem abordados pela polícia e acabaram levando uma multa.

Para evitar dor de cabeça você pode fazer o licenciamento antecipado de veículos, porém para fazer este procedimento você precisa garantir que todas as condições para o licenciamento estejam em ordem.

Isto quer dizer que todas as taxas e valores condicionados ao licenciamento precisam estar pagas, o IPVA, o DPVAT, multas e juros se houverem.

Mas calma, ao longo deste artigo vamos explicar direitinho o que você precisa fazer para antecipar o licenciamento e esquecer dessa conta, pelo menos até o próximo ano! Confira a seguir!

É possível Antecipar Licenciamento 2021?

Antecipar Licenciamento 2021
Antecipar Licenciamento 2021

Sim, é possível antecipar o licenciamento de 2021, mas antes disso, você precisa pagar todas as taxas e valores associados ao Detran.




Vamos lá, a maioria dos estados brasileiros não enviam mais cartas para informar sobre os valores do licenciamento do ano vigente, mas, quando recebíamos aquelas cartinhas, nelas continham vários valores para pagamentos de alguns tributos, o IPVA, o DPVAT, multas e o valor do licenciamento mais o valor da postagem.

Tributos obrigatórios do Licenciamento

O IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o significado da sigla já nos dá uma ideia do que se trata este tributo, quando você possui um veículo automotor é obrigado a pagar este imposto, o valor do IPVA é calculado baseado no valor do veículo e é um imposto anual.

O DPVAT é o famoso seguro obrigatório, ele proporciona proteção social, oferecendo cobertura para todas as vítimas de trânsito no território brasileiro, sendo assegurado as coberturas em casos de morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médicas e suplementares.




As multas são geradas caso haja alguma infração de trânsito, o valor pode ser pago com desconto até a data de vencimento do boleto, contudo, se não for paga haverá incidência de juros e para realizar o licenciamento, obrigatoriamente, é necessário a quitação de débitos referente a multas.

Sem a quitação desses débitos o licenciamento antecipado não é permitido, ou seja, você pode já ter quitado essas taxas ou realizar todo o pagamento de uma só vez, IPVA, DPVAT, Multas se houver, juros, caso alguma taxa esteja em atraso, e o licenciamento.

Ao realizar o pagamento do licenciamento você pode optar por duas formas de recebimento do documento do veículo, este documento indica que o licenciamento está em dia, você pode recebe-lo pelos correios, mediante o pagamento da taxa dos correios no momento da quitação do licenciamento, ou pode retirar o documento diretamente no Detran, levando até a unidade da sua cidade o comprovante de pagamento.

Como antecipar o licenciamento 2021?

O licenciamento pode ser pago diretamente nas redes bancárias, para antecipar o licenciamento, basta fazer essa solicitação diretamente no seu banco.

Continue lendo este artigo para ver o passo a passo de como fazer a antecipação de licenciamento 2021.

Quais as vantagens de Antecipar Licenciamento veicular??

Ao antecipar o licenciamento o proprietário do veículo já recebe o documento do carro do ano vigente e com isso evita esquecimentos e possíveis dores de cabeça.

Se você escolher fazer o pagamento antecipado, até a data de vencimento para pagamento do IPVA com desconto, pode aproveitar a oportunidade de obter o desconto concedido para quem faz o pagamento à vista do Imposto.

O pagamento antecipado me concede desconto?

Depende, lembra que para fazer o licenciamento todas as taxas precisam estar quitadas, então, o IPVA pode ser pago de três formas, à vista com desconto, à vista sem desconto ou parcelado, se você antecipar o licenciamento até a data de pagamento à vista do IPVA, então sim, poderá ter um desconto ao realizar a antecipação licenciamento.

Licenciamento Antecipado de Veículos

Como Antecipar o pagamento do Licenciamento passo a passo!

Pagar o licenciamento antecipado com desconto ou não é bem simples.

O pagamento do licenciamento é feito na rede bancária, para realizar o pagamento com desconto você precisa respeitar as datas de pagamento do IPVA, se esse não for seu caso então você pode pagar a qualquer momento o licenciamento.

Tudo o que você vai precisar é do número no Renavam do veículo, você encontra esse número no documento do carro, aquele verde cheio de informações do veículo.

Com este número você consulta todos os débitos pendentes do veículo e faz o pagamento.

Se você comparecer na agência informe o número ao atendente do caixa do seu banco e peça para que ele te informe os valores do licenciamento.

Você também pode efetuar o pagamento pelos canais eletrônicos do banco, internet, caixas eletrônicos ou App, e da mesma forma, faça o licenciamento antecipado na opção Detran, selecionando a opção pagamentos, licenciamento, informe o número do Renavam do veículo e então verifique os valores para pagamento.

Quais documentos são necessários para este procedimento?

Tudo que você precisa para antecipar o licenciamento do seu veículo é do número de Renavam.

Todas as informações sobre os débitos do seu veículo podem ser obtidas através desse número, para efetuar o pagamento do licenciamento você não precisa nem do documento do veículo, desde que, você tenha o número do Renavam anotado, contudo, portar o documento pode evitar informações incorretas no momento do pagamento, como por exemplo a digitação de algum número incorreto.

Saiba mais sobre a antecipação licenciamento no vídeo a seguir e para mais informações, acesse o blog → IPVA e DETRAN: