Skip to content

CRLV | Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo





O CRLV é, muito provavelmente, o documento mais importante de um veículo. Sendo assim, conheça-o em maiores detalhes com essas dicas essenciais.

Esse documento que atesta que o veículo está dentro das leis de trânsito, trata-se de um documento obrigatório para quem deseja trafegar livremente sem o risco de problemas com a fiscalização.

Assim, para lhe apresentar o que é Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em maiores detalhes, resolvemos criar este pequeno post.




Aliás, também apresentaremos as diferenças entre CRV e CRLV e o que você precisará fazer para obter o seu Certificado de registro 2019. Portanto, não perca tempo, você encontrará informações importantíssimas aqui.

Atentese aos nossos tópicos:

CRLV

O que é CRLV e quando vence

Como indica o título principal do nosso post, a pesquisa “CRLV significado” é respondida da seguintes forma: o documento CRLV quer dizer Certidão de Registro e Licenciamento de Veículo. Mas, é necessário apresentar mais detalhes para poder explicá-lo.




Sendo assim, comecemos respondendo às pesquisas por “o que e Certificado de Registro e Licenciamento?” e “CRLV o que é?”.

Nesse caso, trata-se de um documento emitido após a realização do procedimento de licenciamento anual. Ademais, isso indica que esse documento é uma espécie de atestado de que o veículo está em situação regular. Por esse motivo, ele está liberado a trafegar livremente.

CRLV

Como o “Certificado de Registro e Licenciamento documento” é emitido a cada novo ano, seu vencimento é o mesmo do período estipulado nas tabelas dos “Detrans de cada estado”. Lembrando que, de acordo com a lei, o carro ainda pode circular por 30 dias após o vencimento.

Por exemplo, caso o seu Certificado de Registro de Veículo 2018 vença em 01 abril de 2019, você poderá trafegar por mais trinta dias. Depois disso, já estará sujeito às sanções cabíveis.

Crlv onde fazer, pagar e retirar

Agora que você já sabe o que significa CRLV, podemos começar a falar sobre os procedimentos para emiti-lo. Felizmente, esse procedimento está intimamente ligado com os processos de vistoria e licenciamento.



Ou seja, bastará realizar o pagamento do IPVA; pagar as taxas referentes ao licenciamento anual; realizar a vistoria; e retirar o seu Registro de Veículo detran.

Além disso, é bom destacarmos que CRLV e CRV são coisas diferentes. O CRV é o documento que todo proprietário possui e costuma chamar de Recibo do Carro. Isso é importante saber, para evitar dúvidas entre CRV ou Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo durante o agendamento dos procedimentos.

Crlv como tirar segunda via

Quando houver a necessidade de emitir uma segunda via Registro de Veículos, os sites dos Detrans de cada estado indicarão os caminhos a serem seguidos.

Nesse caso, qualquer pesquisa simples, por “segunda via Registro de Veículo mg”; ou “segunda via Certificado de Veículo sp”, já irá lhe encaminhar para as seções corretas.

CRLV

Contudo, é importante dizer que a emissão de novos documentos implica no pagamento de novas taxas. Desse modo, emitir novos documentos como “CRV CRLV ou 2 via Certificado de Registro de Veículos” demandam um novo procedimento.

Em casos de roubo, há isenções nas taxas, embora alguns Detrans solicitem que esse pedido seja feito na esfera administrativa.

Crlv digital como fazer

Além dos serviços de consulta Certificado de Registro de Veículo, os Detrans também oferecem agora o chamado Certificado de Registro Digital.

Essa versão digital evita a obrigatoriedade de ter que portar o documento físico, já que ela tem o mesmo valor legal. No entanto, é bom ressaltar que apenas os portadores da CNH digital poderão ter acesso ao documento.

Por sorte, os procedimentos para a “emissão” dos dois documentos não são nada complicado. Porém, há que se destacar que, em ambos os casos, a situação do condutor e do veículo deve estar sempre regularizada.

Depois disso, bastará baixar o app e registrar os documentos.
Saiba mais neste post:


Crlv não liberado ou com restrição

Por fim, é bom ressaltar que o documento de registro pode não ser liberado ou ser liberado com restrições. No primeiro caso, o documento pode não ser liberado por inúmeros fatores.

Geralmente, isso acontece quando o carro não atende às normas e padrões estabelecidos nas vistorias. No segundo caso, o carro é liberado com uma restrição, que pode ou não, vir a ser um problema.

Por exemplo, um carro com uma restrição judicial pode ser tornar alvo de um pleito para a cobrança de uma dívida. Pense no caso de um financiamento. Se você não paga as parcelas, o banco pode acionar a justiça para reaver o veículo.

De modo geral, agora você sabe muito bem  o que é crlv detran. Então, esperamos que consiga usar todas as informações aprendidas aqui para emitir o seu documento, em quaisquer versões. Mantenha tudo sempre em ordem para evitar problemas com a justiça. Até mais…

 

Deixe Aqui Abaixo seu Comentário