Skip to content

Faça uma Declaração Posse de Veículo sem erro!





A declaração posse de veículo sempre gera muitas dúvidas. Sendo assim, confira neste artigo, para que ela serve e como redigir a sua! Desejamos a você uma excelente leitura.

A declaração posse de veículo é um assunto muito importante, mas que pode gerar bastante confusão para quem não tenha esse documento. Ela é obrigatória e solicitada para toda venda de automóvel, independente se a compra é para novos, seminovos ou usados.

Quando o veículo é adquirido com uma revendedora, a burocracia fica bem menor. Afinal, o local se responsabiliza por providenciar todos os documentos, bem como requisitar a assinatura de tudo que é indispensável. Porém, quando a compra acontece direto com o proprietário e de maneira particular, é preciso fazer tudo sozinho.

Sendo assim, caso não queira contar com a ajuda de um advogado ou de um despachante, é preciso estudar bastante e se precaver. Pois, se todos os requisitos da apresentação de documentos não estiverem corretos, assim como a declaração, a venda pode se tornar ilegal e ser invalidada.




Sabendo disso, separamos aqui tudo que você precisa saber sobre declaração de posse de veículo Detran. Desse modo, não vai ser difícil elaborar a sua corretamente.

Confira abaixo!

O que é uma Declaração Posse de Veículo?

Declaração de Posse do Veiculo como fazer
Faça uma Declaração Posse de Veículo sem erro!

Chamamos de declaração de transferência de posse de veículo aquele documento escrito com o objetivo de informar a venda de um automóvel específico. Ele é assinado pelo vendedor e também pelo comprador. Só assim passa a ter um valor legal dentro do âmbito jurídico.

Além disso, essa declaração também possui dados do veículo, como a placa, o ano e a cor. Quanto mais objetiva for, mais vantajosa será caso precise servir como prova em processos ou necessidades futuras.

Para que serve uma Declaração de Posse de Veículo?

Como citamos, a declaração de transferência de posse de veículo tem o objetivo principal de comunicar a venda de um determinado automóvel. Ou seja, assim como o recibo, ela informa que aquele carro ou moto não pertence mais ao antigo dono.




Além disso, ela pode ser muito útil em casos em que o veículo é comprado e revendido rapidamente, como fazem as revendedoras. Tendo esse documento em mãos, não é necessário transferir o carro ou moto para o nome da empresa ou de seu representante.

Ademais, a declaração de posse de veículo também pode ser utilizada em casos em que o vendedor alega que não concluiu a venda do automóvel. Caso o documento esteja assinado, o comprador tem uma prova com validade legal de que já tem a posse do item, independente das alegações realizadas posteriormente.

Modelo COMPLETO da Declaração aqui!

Uma declaração de transferência de propriedade de veículo pode ter vários modelos e formatos diferentes. Sendo assim, corre-se o risco de elaborar uma sem os devidos conhecimentos e o documento não ter a validade legal necessária.

Desse modo, confira o que não pode faltar em sua declaração e evite problemas no futuro:

  • Nome completo do vendedor;
  • Números de documentos pessoais do vendedor, como RG e CPF;
  • Nome, modelo, placa, ano e cor do veículo vendido;
  • Nome completo do comprador;
  • Números de documentos pessoais do comprador, como RG e CPF;
  • Valor total pago pelo veículo;
  • Data da venda.

Declaração de Transferência de Propriedade de Veículo

O que não pode faltar nesta Declaração?

Entender como fazer uma declaração de posse de veículo não é nada fácil. Esses dados citados acima, por exemplo, nem sempre são incluídos e constam como obrigatórios por lei. No entanto, deixá-los em evidência proporciona uma maior garantia de não ser prejudicado futuramente.

Quando chegar o momento de escrever esse documento, uma boa dica é procurar por modelos na internet. Lá, você encontra diversos tipos de escrita, com formatos diferentes. Dessa forma, poderá escolher aquele que se encaixa melhor com as suas prioridades.

No entanto, se você prefere redigir sua declaração sozinho, não esqueça dos seguintes dados:

  • Nome completo do vendedor e do comprador;
  • Número do documento e placa do veículo;
  • Data da posse.

Além disso, também é muito importante que as duas partes assinem o documento e façam o reconhecimento de firma em cartório.

O que é Certidão Negativa de propriedade de Veículo?

Você tem dúvidas sobre: O que é Certidão Negativa de propriedade de Veículo? Continue a leitura.

Sabendo o que é a declaração de posse do veículo, vale entender também o contrário nela: a certidão de não posse ou certidão negativa.

Se trata de um documento que comprova a inexistência de um veículo no nome de determinada pessoa física. Comumente, ela é muito utilizada por quem deseja ter uma garantia maior para a transferência e compra do carro, ou em negócios em que se dá o veículo como parte de uma troca.

Seus requisitos são bem parecidos com a declaração de posse, sendo obrigatório constar o nome completo e documentos do cidadão em questão.

Se você ficou interessado e precisa saber mais sobre a declaração de posse de veículos e transferência, vai adorar esse vídeo!

E se precisa estar sempre por dentro do mundo dos automóveis e suas questões burocráticas, precisa conhecer o nosso site → IPVA e DETRAN.  Lá, sempre postamos conteúdos interessantes e damos várias dicas para quem deseja estar bem informado com o tema. Confira e saiba mais!