Skip to content

Quer saber sobre a Isenção da Taxa de Emissão de CRLV? Confira!





A taxa de emissão de CRLV é obrigatória para a legalidade do veículo. Confira, agora neste artigo temas importantes sobre essa taxa e como manter seu automóvel dentro dos padrões exigidos pelo Estado!

A taxa de emissão de CRLV costuma ser paga anualmente por quem possui seu próprio veículo de condução. Ela é referente ao licenciamento e fundamental para que o automóvel esteja dentro das exigências legais e possa circular pelo país sem riscos de ser apreendido.

Quando adquirimos um carro ou uma moto, junto com ele recebemos a obrigatoriedade de cumprir com várias diretrizes estabelecidas pelo Estado. Caso contrário, corre-se o risco de ter o automóvel apreendido em qualquer fiscalização. No entanto, se tudo estiver em dia, dificilmente terá algum problema com a posse do veículo.

Sendo assim, é necessário estar sempre por dentro de quais taxas são necessárias para estar dentro da lei. Desse modo, pode-se pagá-las no tempo certo e manter andando com o veículo sem preocupações.

Com base nisso, separamos aqui tudo que você precisa saber sobre a taxa de emissão do novo CRLV e o que é taxa de emissão CRLV.




Assim, vai ficar fácil entender quando precisa pagá-la e circular tranquilamente com seu carro ou moto.

Acompanhe!

Para que serve a Taxa de Emissão de CRLV?

Valor da Taxa de Emissão de CRLV
Valor da Taxa de Emissão de CRLV

Primeiramente vamos entender o significado da sigla CRLV. CRLV é a sigla utilizada para Certificado e Registro de Licenciamento de Veículo. Ou seja, o valor da taxa de emissão de CRLV se trata do pagamento do licenciamento do veículo.

Através dele comprova-se que o automóvel está livre e sem nenhuma restrição judicial. Caso ele não seja efetuado, o carro ou moto passa a ser ilegal e pode até mesmo ser apreendido pela polícia local.

Comumente esse valor é pago apenas uma vez ao ano, juntamente com o restante dos documentos do carro. Sendo assim, vale realizar um bom planejamento financeiro para que não tenha um furo no orçamento quando chegar a hora de realizar esse pagamento.

Qual é o valor da Taxa de Emissão de CRLV?

Assim como em outros documentos, a taxa de emissão de CRLV valor varia de acordo com cada estado do país. Cada um possui suas diretrizes e um código individual que determina quanto deve ser pago pelos proprietários de veículos. Comumente, o valor passa por reajustes anuais, se tornando cada vez mais alto.




Para saber exatamente quanto será o custo da sua, o mais recomendado é entrar em contato diretamente com o DETRAN da sua cidade. Afinal, os valores variam bastante em cada local.

Enquanto em São Paulo o imposto está em torno de 90 reais, em Minas Gerais fica por 100 e no Rio de Janeiro por 200. Sendo assim, é preciso pesquisar para não levar um susto na hora de pagar

Onde posso pagar esta taxa?

Se você está em dúvida sobre como pagar taxa de emissão de CRLV, vai ficar feliz em saber que a resposta é bem simples. O valor é emitido através de um boleto, que é entregue ao proprietário do veículo com um tempo determinado para pagamento.

Esse boleto pode ser pago em vários locais diferentes. Caso prefira, pode-se cobrar a taxa através do banco, usando um caixa eletrônico. Nas casas lotéricas ele também é recebido.

No entanto, se você gosta de fazer tudo do conforto da sua casa, pode realizar o pagamento do imposto diretamente do aplicativo do seu celular, entrando no banco no qual tenha conta.

Basta escolher seu jeito preferido e deixar o automóvel em dia com o governo.

Taxa de Emissão CRLV

Onde ela é emitida?

Caso tenha chegado o seu momento de fazer o licenciamento anual e taxa de emissão de CRLV, pode ficar tranquilo que a emissão do boleto também é bem simples. Ela é feita diretamente pelo DETRAN da sua cidade.

Sendo assim, basta se dirigir até lá e solicitar a guia para pagamento. Caso tenha alguma dúvida, pode aproveitar o momento para perguntar e entender exatamente quanto e quando terá que pagar o restante dos valores para legalidade do veículo.

Esse processo de emissão está em fase de modernização. Estima-se que em alguns anos o proprietário poderá retirar seu boleto online, sem ter que sair de casa ou contar com a ajuda de terceiros.

É possível me isentar desta taxa? Como?

Se você tem dúvidas sobre: “É possível me isentar desta taxa? Como?” Leia este item.

Pagar taxa de emissão de CRLV é obrigação de todos que possuem um veículo e circulam com ele pelas cidades. No entanto, esse valor pode ser restituído em alguns casos, desde que seja comprovado o fator pelo qual a isenção é solicitada. Entre eles estão:

  • Desistência ou cancelamento do licenciamento;
  • Roubo ou furto do veículo;
  • Pagamento em duplicidade;
  • Pagamento indevido por erro na emissão do boleto.

Caso você se encaixe em alguma dessas situações, basta preencher o requerimento e informar o melhor formato para receber seu valor de volta.

Caso você esteja interessado em saber mais sobre como pagar a taxa de emissão de CRLV, confira esse vídeo e adquira ainda mais informações!

E se você precisa estar sempre bem informado sobre as taxas, impostos e demais assuntos que envolvem a posse de um veículo, precisa conhecer o nosso site → IPVA e DETRAN. Lá, mantemos você sempre em dia com os temas relacionados ao mundo dos automóveis!