Skip to content

Transferência de Veículo





A Transferência de Veículo é um processo que deve ser analisado com muito cuidado. Assim, as transações podem acontecer de maneira tranquila. Saiba mais…

Através do procedimento de transferência de veículos o novo proprietário assume os direitos e as obrigações relacionadas ao automóvel.

Nessa transferência, a base de dados do Detran é atualizada. Isto é, o procedimento é altamente importante e muito indicado nas transações envolvendo carros.

Desse modo, para lhe falar um pouco mais os procedimentos e documentos necessários para transferência de veículo reunimos aqui algumas informações muito úteis. Com isso, você saberá como fazer a transferência de veículos detran sem problemas.




Vamos começar?

Como e onde fazer transferência de veículo

Como a detran transferência de veículos promove uma alteração na base de dados do Detran, é nesses órgãos que devemos dar início aos procedimentos. Contudo, é importante ressaltar que cada estado tem as suas peculiaridades.




Isto é, os documentos para transferência de veículos ou o valor de transferência de veículos pode variar. De qualquer modo, o indicado é que você se dirija ao site do Detran do seu estado e procure por maiores informações acerca do procedimento. No Rio de Janeiro, por exemplo, o Detran apresenta uma seção inteira com todas as informações necessárias.

Dessa forma, tente realizar pesquisas incluindo a sigla do estado e o Google irá lhe ajudar. Por exemplo: “transferência de veículos sp”; “valor de transferência de veículos sp”; ou “documentos para transferência de veículos sp”. Com isso, você conseguirá obter todas as informações que precisa.

Saiba mais neste post:

Qual valor transferência de veículo e onde pagar a taxa

Por incrível que pareça, a pergunta “qual o valor de transferência de veículos?” é feita com maior frequência do que “como fazer transferência de um veículo?”. Isso indica de a questão dos preço é o maior problema relacionado a essa matéria.




O valor transferência de veículo sp, por exemplo, é R$ 197,89. Aliás, o transferência de veículos sp valor pode passar para R$ 285,27 caso o licenciamento seja requisitado de forma conjunta.

Portanto, para saber quanto custa transferência de veículos, o ideal é conferir nas tabelas do Detran do seu estado.

Porém, é bom lembrar que os valores podem sofrer alterações em função dos procedimentos adicionais relacionados ao documento transferência de veículos.

Transferência de veículo com dívidas, bloqueio, financiamento, alienação, kit gás, etc.

Quando falamos em como fazer transferência de veículo existem algumas situações que exigem cuidados especiais. Afinal, não basta ir preenchendo o formulário de transferência de veículo à revelia. É necessário conhecer a procedência do veículo e as restrições que ele pode vir a ter.



Dessa maneira, podemos começar falando sobre os carros com bloqueio. Nesse caso, a transferência não poderá acontecer até que a situação que ocasionou o bloqueio seja resolvida.

No caso dos carros com dívidas relacionadas aos impostos e outros custos inerentes ao automóvel, bastará quitar tudo para proceder com a transferência. A solução é negociar já incluindo esses valores para não encarecer o valor para transferência de veículo.

Transferência de Veículo

Quando se trata de financiamentos e da chamada alienação fiduciária, existem um pormenor importante. Algumas pessoas costumam vender carros alienados através de um acordo firmado em cartório. Isso é um grande risco e pode encarecer, e muito, o valor de transferência de veículo.

O ideal é levar o novo comprador até o banco e transferir a dívida antes de realizar a transferência do automóvel. Obviamente, esse procedimento também irá alterar o transferência de veículo preço.

Como transferir veículo de outro estado e de proprietário falecido

Por fim, resta responder à questão “transferência de veículo quanto custa para transferir de outro estado?”. Felizmente, os procedimentos, de modo geral continuam iguais. Todavia, alguns estados costumam cobrar algumas taxas adicionais que irão aumentar o seu valor transferência de veículo. Essa taxa costuma ser chamada de Transferência de Registro de Veículo Entre UF.

E no caso de proprietários falecidos, é bom ressaltar que cada caso é um caso. Em certas comarcas, com um simples alvará judicial é possível solicitar a transferência.

Entretanto, em outras, será necessário recorrer a outras medidas mais complexas, visto que o veículo acaba ficando “preso” em procedimentos de inventário. De qualquer modo, será necessário recorrer a um advogado.

Transferência de VeículoEm síntese, este post tratou de diversos assuntos relacionados à transferência de veículo. Por isso, esperamos que as dicas apresentadas aqui lhe tenham sido úteis e que você atente para os cuidados que devem ser tomado ao longos dos trâmites. Boa sorte.

 

Deixe Aqui Abaixo seu Comentário