Skip to content

Tudo sobre Reboque para Veículos!





Esclareça todas as suas dúvidas a respeito do reboque. Conheça nesse artigo informações importantes para saber como funciona o reboque para veículos. E saiba quando vale a pena ter o seu.

Informações como: O que é um Reboque? Qual a diferença de Reboque e semi Reboque? Para que serve o Reboque? Quando utilizar este equipamento? Todo carro pode colocar um Reboque? E muitas outras estão presentes nesse artigo, acompanhe e fique bem informado.

Primeiramente vamos explicar que os reboques facilitam muito o dia a dia, principalmente quando você precisa transportar algum tipo de carga que vai além da capacidade do porta-malas, não é mesmo?

Mas garantir que o veículo possa trafegar de forma segura, é essencial seguir as instruções do fabricante, a respeito da capacidade do veículo de transporte de carga.

Assim como também é importante seguir as leis e normas de trânsito vigentes no Brasil, com objetivo de evitar multas e até mesmo apreensão do seu veículo.

Entretanto, apesar de ser possível ver com regularidade o acessório trafegando pelas ruas, muitos proprietários acabam ficando em dúvida a respeito de quando é permitido usá-lo em um veículo.

Pensando nisso, reunimos aqui todas as principais informações relacionadas a este tema.

Neste artigo você verá o que é um reboque, quais os cuidados você precisa ter na hora de escolher e instalar em seu veículo.

E vamos explicar também quais as normas vigentes a acerca do assunto, entre outros assuntos.

Se você tem interesse em saber mais a respeito do assunto, continue conosco, para que você possa trafegar de forma segura e dentro da legalidade.  Boa leitura!




Confira!

O que é um Reboque?

Reboque a Venda
Reboque a Venda

O reboque, também conhecido como “carretinha”, é um veículo de carga independente, que não tem tração própria e por isso, deve ser acoplado a um engate, que está preso a outro veículo para poder circular.

Mesmo sem ter uma tração própria, o acessório possui dois ou mais eixos, o que faz com que ele tenha bastante estabilidade.

Toda essa estabilidade permite que o motorista tenha facilidade em se deslocar, mesmo levando um componente independente.

Para que serve o Reboque?

A carretinha ou reboque, é um veículo que serve para fazer o transporte de cargas do mais variados tamanhos e pesos.




E pode ser usado acoplado através de um engate em veículos de passeio, utilitários, caminhões simples, ou caminhões tratores usados em zonas rurais, por exemplo.

Quando utilizar este equipamento?

O carretinha costuma ser usada, geralmente quando é necessário transportar algum tipo de carga com tamanho ou peso superior ao da capacidade do bagageiro do próprio veículo.




Muitos motoristas optam por utilizar o acessório quando vão viajar, para poder transportar, malas, motos, barcos, bicicleta.

Mas ele também pode ser usado no dia a dia, para poder transportar equipamentos de uma empresa, ou cargas na área rural, por exemplo, entre outros itens.

Todo carro pode colocar um Reboque?

Infelizmente não! Pois quando o reboque é acoplado ao engate, somado a carga que ele está carregando, isso gera um maior esforço do veículo.



E nem todos os carros possuem a capacidade de tração necessária para transportar um peso além do seu próprio peso.

Por isso, cabe ao fabricante do carro, fazer testes e informar através do manual do veículo, ou outros canais de comunicação, qual o limite de peso e de tração suportado.

Antes de iniciar o processo de compra e de instalação, vale a pena se informar qual a capacidade suportada pelo seu carro.

Quais os tipos de Reboques?

Existem diferentes tipos no mercado, que variam em cor, material, modelos, capacidade.

E você pode escolher qual a melhor opção, dependendo do tipo de carga que você está pretendendo transportar.

  • Para barcos: Costumam ser usadas carretinhas abertas ou no formato baú sem parte superior, que podem comportar barcos de até 6 pés;
  • Para motos: Os reboques de motos, costumam ter uma grande variedade no mercado. Você pode encontrar modelos para motos pequenas, para carregar de duas até 6 motos de forma simultânea. É possível também encontrar modelos para motos de grande porte, entre outros;
  • Para animais: Algumas carretinhas, também podem ser compradas para utilizar durante o transporte de animais, como por exemplo, reboque para cavalo. No mercado, é possível encontrar modelos abertos e modelos fechados, que também permite que o ar circule para respiração dos animais, mas possui uma cobertura na parte superior;
  • Para transporte de cargas variadas: Existem modelos de carretas abertas e do tipo baú, para carregar os mais variados tipos de carga inclusive em áreas rurais. E com eixo único ou duplo para suportar a capacidade de diferentes tipos de itens;

Cuidados você deve ter ao utilizar o Reboque

Para que você possa transitar pelas ruas com a carretinha de forma segura, é muito importante ficar atento a alguns pontos.

Quando você for engatar o reboque em seu veículo ele tende a gerar uma tensão maior na parte traseira do seu veículo, fazendo com que= a potência acabe ficando em parte comprometida.

Além disso, por se tratar de um acessório de grande porte, apesar de bastante estáveis, no momento da curva ele também tende a diminuir a estabilidade do veículo.

Por isso, é muito importante que você redobre os cuidados na hora de escolher a sua carreta.

O primeiro passo é ver, se o seu veículo tem a capacidade para suportar a carretinha. Além disso, o modelo de carreta escolhido deve ter a capacidade adequada para suportar o que você pretende suportar.

Onde se deve comprar um Reboque?

Existem diversas formas de comprar a carretinha. Na internet por exemplo, é possível encontrar reboques novos e usados, em sites de marketplace como:

  • Reboque a venda no Mercado Livre: https://lista.mercadolivre.com.br/carretinha-reboque
  • Reboque a venda no OLX: www.olx.com.br/autos-e-pecas/pecas-e-acessorios/busca/reboque

Há também lojas especializadas na venda do veículo, em várias partes do país alguns exemplos são:

  • http://www.vincenzireboques.com.br/
  • https://www.trucksaojoao.com.br/produtos/reboque

Além de poder comprar, existem lojas que fazem a locação das carretinhas, caso você não utiliza com regularidade este pode ser uma opção mais econômica.

Nesse caso é necessário já ter o engate acoplado no veículo, e seguir a legislação vigente para poder utilizar com regularidade.

O que diz a legislação?

Outro ponto importante que você deve se atentar, é sobre o que diz a legislação de trânsito a respeito das carretinhas.

Nesse sentido, logo depois de comprar sua carretinha para que você possa transitar dentro da legalidade, é necessário:

Documentação: Emplacar e estar com a documentação em dia. Isso porque, a carretinha é considerada um veículo independente, como já mencionamos logo. Vale ressaltar que não será necessário pagar o IPVA, mas anualmente você precisará fazer o licenciamento.

Acessórios:

Ele precisa conter todos os equipamentos como lanternas, faixas sinalizadoras reflexivas, protetores de rodas, freio de estacionamento, iluminação na placa, pneus em boas condições de uso, deve ser acoplado a um engate com sistema de energia.

Além disso, ele deve ter preferencialmente uma certificação do Inmetro, para atestar a seguridade do veículo.

CNH:

Para poder transitar quando o peso do veículo, somado a carretinha tem o peso total de 3500 KG basta ter a CNH categoria B para usar o reboque. Mas caso o peso do veículo, junto com o reboque tenha o peso de até 6 mil KG, será necessário ter a CNH com a categoria C.

Em casos mais específicos, que o veículo exceder 6 mil KG, é necessário ter a CNH com a categoria E.

Pode usar engate de Reboque?

Sim. Toda carretinha deve ser acoplada ao veículo, por meio de um engate.

Para manter a segurança na hora de trafegar com o reboque, é importante acoplar o engate compatível com seu veículo, e que tenha a capacidade de tração mínima entre 400 KG e 500 Kg;

Reboque de Carros

Como funciona o engate de Reboque?

O engate é um dispositivo mecânico, que pode ser fixado diretamente na estrutura do veículo, em geral os modelos que já vem de fábrica possuem este recurso. Ou ainda, pode ser fixado a uma travessa que deve ser instalada no carro.

Ele tem formato de uma esfera, onde o reboque do carro, ou de outro veículo deve ser acoplado, para ser levado.

Qual a diferença de Reboque e semi Reboque?

Falamos bastante ao longo do artigo a respeito das carretinhas, mas além dele existe também o semi reboque, que é um recurso parecido e por isso costuma gerar muitas dúvidas.

É importante frisar que ambos, tanto o reboque quanto o semi reboque são veículos de carga independente, que não tem tração própria. E por isso precisam de outro veículo para poder circular.

Mas a grande diferença está na maneira como eles são acoplados aos veículos:

  • Reboque: Enquanto este acessório deve ser acoplado a um a engate, que por sua vez fica preso a área traseira do veículo;
  • Semi reboque: Já o semi reboque deve ser engatado e também deve ficar apoiado na parte superior do veículo. Dessa forma é possível transportar cargas mais pesadas.

Como você pode acompanhar ao longo do artigo:

Ter uma carretinha facilita muito o dia a dia, principalmente quando você precisa transportar algum tipo de carga que vai além da capacidade do porta-malas. Não é mesmo?

Neste artigo, você acompanhou as principais informações a respeito do deste assunto. E agora pode aproveitar nossas dicas e sugestões para poder andar de forma mais segura e dentro da legalidade.

Caso você ainda tenha mais alguma dúvida e queira em saber mais a respeito do assunto, sugerimos que você continue conosco acompanhando os artigos que desenvolvemos aqui em nosso blog → IPVA e DETRAN.