Skip to content

3 Coisas que não podem faltar no Reboque para Cavalo





Precisa transportar o cavalo? Veja neste artigo como funciona o reboque para animais. Você precisa transportar um ou mais cavalos com regularidade? Entenda melhor a respeito do reboque para cavalo. Então certamente você sabe bem o quanto pode ser desafiador encontrar um serviço de transporte eficaz e confortável para os animais, não é mesmo?

Para minimizar os impactos gerados aos animais e tornar o custo do transporte menor, inúmeros peões que participam de competições, trabalhadores ou proprietários rurais, têm optado por utilizar o reboque para cavalo. Com a grande demanda, diversas empresas especializadas na fabricação desses acessórios, tem desenvolvido reboque cada vez melhores.

Se você está à procura de um reboque para transportar cavalos, então o artigo de hoje foi feito para você. Ao longo desta leitura, vamos explicar melhor a respeito do que é este tipo de reboque, quais são suas funcionalidades.




Além disso, vamos dar algumas dicas de locais onde você pode comprá-lo. Fique conosco até o final do artigo e não perca nenhuma informação. Boa leitura!

O que é um Reboque para Cavalo?

Reboque para Cavalo à Venda
3 Coisas que não podem faltar no Reboque para Cavalo

O reboque para cavalo é um veículo independente de carga, que serve para transportar um ou mais cavalos, dependendo de sua capacidade. Este tipo de veículo, apesar de independente não possui motor ou qualquer tipo de tração própria. Dessa forma, para que ele possa se deslocar é necessário estar acoplado a um engate, que está preso a outro veículo automotor.

Quando usar um semi reboque?

Em geral, quando se pretende transportar uma carga muito pesada de animais, o mais indicado é utilizar o semi reboque, em veículos utilitários, caminhonetes, SUVs e pequenos caminhões.




Isso porque diferente do reboque o semi reboque além de estar enganado, também deve ser apoiado ao veículo. Dessa forma, você terá mais estabilidade e segurança, principalmente na hora em que for fazer as curvas.

O que é um Reboque para Cavalo com apartamento?

Para quem precisa pegar a estrada, transportando o cavalo com regularidade, ter um espaço específico para dormir e manter o seu animal protegido, é um grande desafio. Nesse sentido, algumas empresas que fabricam reboques para cavalos com cama.

Que nada mais são do que semi reboques, onde na parede frontal existe uma cama para dormir. E o cavalo é transportado na parte traseira do veículo.

Reboque de cavalo com banheiro, como é?

Há modelos ainda mais completos, que além da cama o reboque possui também banheiro, que tem a funcionalidade de um banheiro comum de um trailer e pode ser usado de forma prática. E ainda contam com outros recursos como ar condicionado, um pequeno sofá, micro-ondas, geladeira.

Entre outros recursos, que se assemelham bastante a um trailer. Nesses modelos, o cavalo também é transportado na parte posterior do veículo, com mais espaço e comodidade.




E costuma ser a alternativa é o ideal para quem está com frequência na estrada. E preza por mais conforto. Dessa forma, você evita custos com estadia e transporte do animal, que somados podem acabar pesando no bolso.

Quanto custa este tipo de reboque?

Os valores cobrados para a venda de reboque variam bastante conforme às medidas, os opcionais presentes e até mesmo conforme o número de animais que você pretende transportar.

Apenas para que você tenha uma ideia, os modelos de reboque para cavalos à venda mais simples, com a estrutura em madeira e parte superior coberta, costumam custar em média R$ 8.500. Já os modelos de reboque mais completos e personalizados, chegam a custar em média R$ 60,000 ou mais.

Por ter uma grande variedade de opções disponíveis no mercado, e é importante pesquisar bem antes de adquirir um reboque que atenda à as suas necessidades.

Reboque para Cavalos com Banheiro

Onde comprar este tipo de reboque?

Listamos a seguir, alguns sites e lojas onde você pode comprar o reboque simples, ou reboque trailer para transportar cavalos:

  • Vicenzi Reboques: https://vincenzireboques.com.br/produtos/filtro/Cavalos
  • Reboques Vale do Aço: https://reboquesvaledoaco.com.br/venda/trailer-para-2-cavalos/8
  • Mercado Livre: https://lista.mercadolivre.com.br/veiculos/outros/reboque-transporte-cavalo

Quem está autorizado a utilizar?

Para poder fazer o transporte de cavalo, é necessário ficar atento ao tipo de habilitação que você possui.

Para transporte onde o peso do veículo, somado ao peso da carga seja de até 3.500 KG, é possível utilizar a CNH categoria B.

Por outro lado, caso o peso seja de até 6 Mil KG, é necessário ter a CNH C. Já para pesos superiores a 6 mil, é necessário ter a CNH categoria E.

Outro ponto importante, além do reboque para carregar cavalo é que proprietário ou criador do animal precisa ter um também a Guia de Transporte Animal (GTA), de acordo com a normas da Ministério da Agricultura (agricultura.gov.br/assuntos/sanidade-animal-e-vegetal/saude-animal/transito-animal).

Em alguns estados, também exigido a apresentação de exames médicos que atestem a saúde do animal ou dos animais. Esses exames variam conforme o estado, por isso vale a pena contatar órgão responsável para obter a informação adequada.

Para esclarecer mais dúvidas sobre o tema, continue acompanhando os artigos aqui em nosso blog → IPVA e DETRAN.