Skip to content

Seguro de Carro por Minuto – Seguro ou não?





O termo “seguro de carro por minuto” pode, sem sombra de dúvida, ser considerado um bebê no mercado brasileiro da área. Apenas no dia 29 de Agosto de 2019, a SUSEP, Superintendência de Seguros Privados regulamentou a comercialização do mesmo no país.

Dessa forma, nosso artigo tratará de esclarecer os leitores a respeito da modalidade. Em nosso primeiro tópico explicaremos como esse tipo de seguro funciona, mencionando detalhes como valores, prazos e funcionamento do mesmo para que os interessados possam ter dados para análises sólidas.

Falaremos também a respeito de marcas que já oferecem esse serviço no Brasil e as maneiras pelas quais se pode contratar o serviço. Acrescentaremos conteúdo que mostrará a confiabilidade do serviço e benefícios. Finalmente falaremos sobre a vigência e seus procedimentos. Com base nessas informações será possível pesquisar a respeito das opções já disponíveis no mercado de posse de informações concisas e objetivas.

Boa leitura!

Como funciona um Seguro de Carro por Minuto?

Seguro de Carro por Minuto – Seguro ou não
Seguro de Carro por Minuto – Seguro ou não

Se o nome seguro de carro por minuto lhe chamou a atenção por si só, vamos então explicar-lhe como funciona essa modalidade de seguro auto. Principalmente se você procura seguros de carros mais baratos.




O seguro carro por minuto é um tipo de seguro de natureza personalizada cujo contrato é estabelecido com base em tempo, podendo ser por meses, dias, horas e minutos, ou também restrito a ocasiões bem específicas como viagens ou trechos específicos.

O cliente paga apenas o que consome, uma vez que o serviço funciona nos modos “ligado” e “desligado”. Ele compra um pacote de R$ 1.000,00, por exemplo, e os valores são descontados apenas quando o serviço está acionado. Não há data de expiração para o uso do mesmo. A medição do uso do serviço é feita por um sensor de partida que mapeia as áreas consideradas seguras e as áreas nas quais o serviço deve estar ativado.

Há serviços bastante completos que cobrem colisões, furtos, roubos, além de perdas totais e parciais.Eles são acionados unicamente durante seu uso, podendo ser “desligados” no momento em que a pessoa contratante estiver em lugares os quais ela julgue ser seguros, como por exemplo, a garagem de sua casa.

Quais as marcas oferecem Seguro de Carro por Minuto?

Outro aspecto importante quanto ao seguro de carro por minuto diz respeito a quais marcas o oferecem a seus clientes.Atualmente destacam-se no mercado brasileiro algumas startups do setor.




Uma delas é a Onsurance, cujo nome é uma corruptela da palavra inglesa insurance, a qual significa exatamente “seguro” em português.Outra empresa à qual os interessados podem recorrer é a Thinkseg, que oferece apólices mensais, a exemplo da Youse.

Como contratar este seguro?

A contratação de um seguro de carro por minuto, como o nome já nos leva a deduzir é feita baseada nos minutos nos quais o veículo é utilizado em áreas que não são definidas pela pessoa que é sua proprietária.Contudo, o período é apenas um balizador da contratação, podendo ser medida em horas, dias, semanas ou meses. Como já mencionamos, é possível também contratar o seguro para ocasiões específicas, como viagens, por exemplo.

O insurance seguro por minuto da Onsurance é contratado da seguinte maneira: O cliente compra um pacote de, por exemplo, R$ 1.000,00. A partir do momento em que o sensor é ligado, o consumo é deduzido daquele valor. Além do valor gasto com o pacote há uma taxa de manutenção também.




Já em empresas como a Thinkseg e Youse a contratação é feita mediante a assinatura de apólices mensais. O cliente, ao contratar o serviço, paga uma assinatura fixa mensal e alguns centavos extras por quilômetro rodado. É bem provável que bancos e uma maior corretora de seguros, senão várias também venham a oferecer esse tipo de seguro aos consumidores.minuto seguros renovação

Este tipo de seguro é confiável?

Ao contratar um seguro de carro por minuto um dos grandes benefícios, comprovadamente, é a economia de pelo menos 50% que os proprietários fazem em comparação com um seguro tradicional. Em alguns casos essa economia pode chegar a até 80%.Quanto à confiabilidade a Onsurance não apresenta qualquer reclamação no principal site do gênero no país. Portanto, se você pesquisar pelos termos “onsurance reclame aqui” o resultado será zero.

E a Thinkseg, outro expoente do novíssimo setor no país, possui, no mesmo site uma boa reputação, com um índice atual de 7.6.Dessa forma, podemos atribuir confiança às mesmas e você pode ficar tranquilo para pronunciar a frase “meu seguro mais barato e confiável”.

Como a vigência é feita?

Como já mencionamos anteriormente, no caso da Onsurance o seguro vigora até que todos os créditos sejam consumidos, não existindo uma data máxima para seu consumo. Já no caso da Thinkseg que trabalha com assinaturas o contrato vigora até o momento em que o cliente desejar mantê-lo ativo, podendo cancelá-lo a qualquer momento.

Chegamos então ao final de mais um artigo caros e estimados leitores. Esperamos verdadeiramente que o tempo e energia empregados por vocês na leitura de nosso conteúdo tenham sido devidamente recompensados. Que todas as respostas que vocês procuraram ao longo de nosso material tenham sido contempladas com respostas claras e caminhos elucidativos.

Sua presença é fundamental e imprescindível para a melhoria contínua de nosso trabalho.

Muito sucesso a todos!

Veja o vídeo abaixo: