Skip to content

Seguro de Caminhão de Cooperativa, será a melhor opção?





Os caminhoneiros podem contar com o seguro de caminhão cooperativa como uma opção mais acessível, pois as cooperativas oferecem ofertas tentadoras para os caminhoneiros, em troca de uma cobertura veicular parcial. No entanto, o motorista fecha o contrato sem saber os riscos de corre. Fique atento! E conheça as principais informações nos próximos tópicos.

O seguro de caminhão cooperativa pode ser efetivo para a proteção do veículo, afinal trata-se de um auto de grande porte e com valor bastante elevado. É muito complicado trabalhar sem o apoio de uma seguradora, os gastos são grandes e a insegurança constante, mas elas são inacessíveis para muitos.

Este estilo de seguro não funciona como os oferecidos por instituições monetárias, uma vez que oferecem uma proteção, mas são gerenciados por entidades sem fins monetários. Basicamente, um grupo de pessoas se une para um mesmo fim, assim funciona o seguro de caminhão cooperativa.

Todas elas possuem as mesmas obrigações e pagam o mesmo, assim um fundo garante os serviços. A rotatividade depende dos sinistros que ocorrem com os membros do grupo. Existem as pequenas e grandes cooperativas, e quanto maior for seu trabalho, menor a chance de não receber auxilio.




Veja os benefícios e pontos negativos do seguro de caminhão pela cooperativa:

Como funciona o Seguro de Caminhão de Cooperativa?

caminhão
Seguro de Caminhão de Cooperativa, será a melhor opção?

Por um bem comum, pessoas se unem e criam uma cooperativa. Esta possui regras e contribuições, para no fim ajudar quem necessita. É exatamente desta maneira que funciona o seguro de caminhão cooperativa. Os associados pagam um montante igual, para que um fundo seja criado. Este valor fica disponível para o primeiro que precisar, quando ele acaba é necessário esperar os próximos meses.




Por isso, não é muito um seguro, já que nem todos são atendidos pelo total acumulado no fundo. Por vezes, não é o suficiente para enfrentar os problemas e reembolso dos usuários. Logo, as colaborações com maior número de gente são mais seguras.

Pesquisar em fóruns, redes sociais e pedir indicações, ainda é a melhor forma de conseguir uma opinião honesta sobre este serviço. Infelizmente as seguradoras convencionais são caras e inacessíveis para muitos, sobra apenas a opção do seguro de caminhão através de cooperativa.

Qual o melhor Seguro de Caminhão de Cooperativa

As associações para caminhoneiros oferecem muitos benefícios para seus usuários, mas como não são regulamentadas como seguradoras, elas não possuem um órgão que monitore e garanta isto. São centenas de entidades que oferecem o mesmo serviço, mas não existe condição de afirmar qual delas é a melhor.




Veja as vantagens:

  • Retorno do valor na tabela FIPE;

Coberturas:

  • Acidentes;
  • Assistência;
  • Roubo;
  • Desastres naturais.

Existe um seguro de caminhão cooperativa que paga todos os participantes e cumpre com o prometido? Sim, mas dependem de uma série de fatores.

Entre os serviços sem garantia e as seguradoras, prefira sempre o órgão credenciado pela SUSEP. Muitas delas já fazem o AutoFácil, uma espécie de proteção contra roubos e furtos. Esta modalidade pode ser 50% mais acessível.

Uma seguradora pode oferecer todos esses serviços, sempre com a garantia de pagamento, já que qualquer problema pode ser acionado judicialmente. Pesquise e procure um profissional antes de fechar um contrato de seguro.

Quais os riscos de cooperativa de seguros?

As mensalidades do seguro de caminhão cooperativa são baixas, este fator atrai muitos caminhoneiros, mas estes devem estar cientes dos riscos. Existem uma série de situações que podem prejudicar o beneficiário.

O maior risco de todos é não receber o valor em caso de sinistro. Além disso, qualquer tipo de serviço pode não ser cumprido. Na maioria dos casos, o fundo acaba e não pode cobrir todos os danos sofridos durante aquele mês. Os primeiros a solicitar são ressarcidos, já os demais devem arcar sozinhos com os custos.

Todas essas situações são corriqueiras e devem ser levadas em conta. Para uma maior tranquilidade é melhor optar por uma seguradora, assim é possível recorrer ao SUSEP se não for ressarcido.

seguro

Qual a melhor cooperativa de seguros cooperativo?

Não é possível analisar os serviços prestados por cooperativas, pois elas não são regulamentas. Assim, as reclamações não chegam a público. Logo, a melhor maneira é pedir indicação ou procurar opiniões em fóruns.



Seja como for, nenhum seguro de caminhão cooperativa é melhor que uma seguradora registrada no SUSEP. Estas são reconhecidas, pagam impostos e devem prestar contas de todos os itens presentes nas apólices.

Em caso de sinistro não ressarcido, é possível procurar ajuda no órgão controlador ou entrar com uma ação judicial. Nada disso pode ser feito em uma cooperativa de seguro de caminhão.

O valor é mais em conta?

O baixo preço é o maior atrativo de um seguro de caminhão cooperativa. Ele, geralmente, equivale a 1/3 do valor convencional. No entanto, não existem garantias para os associados.

Portanto, mesmo que suas mensalidades sejam baixas e a administração prometa muitos benefícios, é melhor optar por um seguro simples e não correr risco de ser lesado pelo seguro de caminhão em cooperativa.

No site Reclame Aqui, é possível encontrar as melhores seguradoras. Elas são classificadas por notas e as queixas frequentes também podem ser visualizadas. Existem opções para todos os bolsos e necessidades, basta pesquisar.

Se depois disto a dúvida ainda persistir, procure um corretor. Este profissional pode alinhar os melhores custos-benefícios e sugerir uma empresa que te satisfaça.

Veja o vídeo:

Deixe Aqui Abaixo seu Comentário